• Matéria: Pedagogia
  • Autor: joseglaubermenezesro
  • Perguntado 7 anos atrás

Complete com V ou F de acordo com as ideias trabalhadas no fascículo:
Ao rever sua formação, o professor poderá mediar processos coletivos de leitura.
Segundo Roland Barthes, ler é muito mais do que decodificar uma mensagem.
Ler é apenas correr com as estrofes de um poema para resolver um exercício.
Não se faz necessário que o professor recupere suas experiências de leitura, visto seu largo tempo de formação superior que já incumbe diversos títulos e autores de maior importância.
A sequência correta é:


Escolha uma:
a. F – F –V – V.
b. V – F – V – F.
c. V – V – F – F.
d. V – V – F – V.

Como podemos interpretar a frase a seguir: “Cada existência forma-se e afirma-se em contato com existências que a cercam” (Gusdorf, 2003, p. 4):

Escolha uma:
a. O eu não se forma sozinho e o outro é necessário para que esse caminho seja contínuo.
b. Viver junto e em comunhão é a única possibilidade para o futuro da humanidade.
c. A existência humana é independente da formação, ela se faz apenas pelo cotidiano.
d. Cada ser humano forma-se sozinho, através da meditação e do isolamento.


Para que o texto seja literário é preciso que possua quais características?

I - Trabalho de elaboração linguística apurado, por exemplo, com a presença de figuras de linguagem como as metáforas.

II - Linguagem multisignificativa e dialógica.

III – Linguagem capaz de provocar emoções diferentes em um mesmo leitor.
Escolha uma:
a. Todos os itens são verdadeiros.
b. Apenas o item I é verdadeiro.
c. Os itens I e III são verdadeiros.
d. Os itens I e II são verdadeiros.

De acordo com o que assimilamos durante nossos estudos deste curso, podemos considerar de suma importância o trabalho com a leitura literária porque:

Escolha uma:
a. A leitura literária provoca e exige variados mecanismos de compreensão podendo o texto literário dar vazão às mais variadas leituras, dependendo das potencialidades, características e gostos de cada indivíduo que o lê.
b. Provoca o interesse pela apreciação da linguagem formal. Logo, este leitor será aceito e considerado como “culto” e conhecedor da "boa literatura".
c. Impulsiona os alunos a fazer leituras mais longas e socialmente reconhecidas.
d. Não são capazes de provocar emoções diferentes no mesmo leitor, certificando-o de leituras sempre lineares no âmbito de uma escrita e um enredo estruturalmente padronizados.


O mundo pode ser comparado a um livro que precisa ser lido. Tal comparação é feita pois:

Escolha uma:
a. Precisa sempre ser traduzido para uma língua que seja representante de país com potência social e econômica.
b. Pode e deve ser lido, entendido, decodificado, comunicado, informado e noticiado.
c. É pela leitura que podemos mudar a situação universal.
d. A leitura do mundo é estritamente inerente a leitura do mundo.

A partir das ponderações de Silvana Tavano, são identificados os seguintes traços na Literatura Infantil:
Sua escrita demanda um recuo existencial do escritor, na tentativa de penetrar no reino da infância.
A interação, por parte de quem escreve, com as próprias crianças, dificulta a produção textual.
A escrita infantil é um ato de releitura que inclui as fábulas.
Gulliver e Chapeuzinho vermelho são personagens que pertencem ao imaginário da Literatura Infantil.
A sequência correta é:


Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, V, V, V.
d. V, F, V, V.

Nos bairros periféricos, entre se reunir em espaços públicos amplos, para ocupá-los com ações literárias e afins, ou fazerem encontros lítero-musicais fechados nas sedes dos grupos (“Nárnias”), os jovens têm optado, com mais frequência, pelos encontros privados, embora os espaços públicos abertos tenham sua preferência. Pode ser apontado como razão dessa retração:

I - A insegurança, pois o território da juventude leitora está em disputa por forças que se digladiam: de um lado o aparelho repressor do estado e do outro as facções do crime organizado que brigam entre si e com a Polícia.

II - Uma delimitação, pois a maioria dos jovens não aceitam que outros jovens já integrados no tráfico façam parte desses grupos de ações literárias.

III - Obediência, pois a juventude segue a orientação da segurança pública cujos agentes honram a garantia da cidadania e da dignidade da pessoa humana, bem como o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade, conforme preconizam os artigos primeiro e quinto da Constituição de 1988.

Estão corretas as afirmativas:

Escolha uma:
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I e III.
d. I.

Para a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa para a leitura de imagem a apreciação:

Escolha uma:
a. Consiste em descortinar a análise da obra, estimular a capacidade de pensar sobre a arte.
b. Busca que o leitor faça a leitura do que está representado fisicamente na imagem.
c. Requer descrição, julgamento, interpretação, exigindo do leitor criatividade, invenção, saber olhar e ver além do visível.
d. Narra uma história.

Respostas

respondido por: NOGVIH
17

01)d)v.v.f.v.

02)c)f.v.v.v.

03)c)I E III

respondido por: marigiorgiani
1

Resposta da 1)

A sequência correta é V - V - F - V (alternativa d)

A leitura em sala de aula é muito mais do que apenas correr com as estrofes para resolver um exercício. A leitura, principalmente de poemas, deve estimular o pensamento crítico, a subjetividade e a contextualização.

É importante que a leitura seja feita no ritmo dos alunos, com as devidas pausas e releituras. O professor pode, ainda, estimular que eles digam o que entenderam de cada estrofe do poema e que façam relações com fatos importantes para o entendimento.

Resposta da 2)

Alternativa a) O eu não se forma sozinho e o outro é necessário para que esse caminho seja contínuo.

A frase que está no enunciado quer dizer que por mais que cada indivíduo tenha sua trajetória e sua própria história, bem como uma forma única de enxergar as coisas, a formação da identidade de uma pessoa se dá de acordo com as outras pessoas de seu convívio.

Assim, cada indivíduo é, na verdade, uma mistura de muitas identidades. São as experiências de vida de cada um que fazer parte da formação do homem. Quanto mais experiência e vivência tiver, melhores serão as decisões desse indivíduo, que poderá optar com mais segurança.

Resposta da 3)

d. Os itens I e II são verdadeiros.

A III está errada porque não é uma obrigatoriedade do texto literário. Ele de fato pode provocar emoções diferentes em um mesmo leitor, mas não é algo obrigatório. Geralmente, a multiplicidade de interpretações se dá pelo uso da linguagem conotativa.

O texto literário faz uso de recursos linguísticos e estilísticos para desempenhar uma função. A função pode ser estética, poética (emotiva) e conotativa (polissêmica).

Como exemplos temos os poemas, contos, romance, novelas, lendas e muitas outras formas de literatura.

Resposta da 4)

a. A leitura literária provoca e exige variados mecanismos de compreensão podendo o texto literário dar vazão às mais variadas leituras, dependendo das potencialidades, características e gostos de cada indivíduo que o lê.

A leitura literária nada tem a ver com a formação de um indivíduo culto na linguagem formal. Trata-se de estimular a criatividade e o apreço pela leitura.

Resposta da 5)

b. Pode e deve ser lido, entendido, decodificado, comunicado, informado e noticiado.

Uma boa leitura envolve dedicação e interpretação, pois a maior parte das informações que estão escritas em uma ficção (e em algumas obras realistas) podem ser abordadas e compreendidas de diferentes formas. A "leitura" do mundo depende muito do contexto em que vive aquele que o lê e suas experiências adquiridas.

Resposta da 6)

c. F, V, V, V.

O fato de penetrar no reino da infância não demanda um recuo existencial, mas sim um olhar pra dentro. Trata-se de uma estratégia de auto conhecimento e introspecção, mas nunca de recuo existencial. Penetrar no reino da infância, inclusive, muitas vezes é o que ajuda o indivíduo a prosseguir.

Resposta da 7)

d. I

Trata-se de uma questão de proteção e segurança. Nesses locais fechados eles não são vigiados pela polícia, que pode entender que o agrupamento de indivíduos tenha outro foco além do estudo literário.

Além disso, há uma pressão muito grande por parte das facções para que os jovens rendam-se ao tráfico e ao crime. Dessa forma, é mais seguro manter essas reuniões em locais fechados.

Resposta da 8)

a. Consiste em descortinar a análise da obra, estimular a capacidade de pensar sobre a arte.

A abordagem triangular surgiu como uma metodologia para melhorar o ensino da arte, estimulando a busca por conhecimento crítico tanto para o aluno quanto para o professor.

Ela surgiu na década de 90 sob o nome "Projeto Arte na Escola".

Por mais que tenha o objetivo de melhorar o ensino da arte, não se trata de um modelo engessado e embasado em determinadas teorias. A abordagem triangular concede autonomia ao professor ao invés de ditar um processo passo-a-passo.

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