• Matéria: Biologia
  • Autor: edivaldoelizeu
  • Perguntado 7 anos atrás

1-Se um pesquisador for estudar a estrutura e composição química dos diferentes tipos de junção, qual a fonte (tecido) ele deve escolher? Justifique sua resposta (porque a sua escolha é a certa e por que as outras são inadequadas).

A- Para estudar conexinas: coração, fígado ou rim? (2,0 pontos)
B- Para estudar desmossomos: cascos de bode, rabo de lagartixa ou focinho de porco? (2,0 pontos)
C- Para cinturões de oclusão: tecido epitelial (pele), fragmentos do tubo digestivo (intestino) ou epitélio ocular (córnea)? (2,0 pontos)

2- Os plasmodesmata são visíveis ao microscópio óptico, mesmo assim só partículas até 1000 daltons passam através deles. Por que? O que impede a passagem de partículas maiores? (2,0 pontos)

Respostas

respondido por: brendaisis
1

As conexinas são proteínas inerentes às junções gap, que unidas, formam esse tipo de junção intercelular, permitindo assim que seja estabelecido o canal proteico. Certamente essas junções mais encontradas em quase todas as células animais serão encontradas em células do fígado, porque neste órgão são mais abundantes.

Os desmossomos formam um outro tipo de junção celular, que está localizado uma parte em uma célula e a outra metade da mesma, em uma célula vizinha. Estas placas estão em maior quantidade associados e presentes em regiões de elevada presença da proteína queratina, por isso pode ser encontrado em cascos de bode.

Os cinturões de oclusão impedem a passagem de moléculas entre estes cintos,porque se localizam junto a borda livre das células epiteliais. Podem ser mais facilmente encontrados em fragmentos do tubo digestivo.

3. Em se tratando dos plasmodesmatas, podemos afirmar que estrutura tubular e fina denominada desmotúbulo, derivando do retículo endoplasmático liso, sendo um tipo de junção do tipo fenda e por isso, é passível de visualização.

Perguntas similares