Escreva um paragrafo comparando o texto 1 e 2 com base nos seguintes critérios: perspectiva( subjetiva ou objetiva ) função ( estética ou utilitária ) e linguagem ( predominante conotativa ou predominante denotativa ).Com base nessa comparação,classifique cada texto e literário ou não literário,(considere o contexto de produção e de circulação de cada um deles.
texto 1 : A cidade de Sialkot no Paquistão produz até 60 milhões de bolas de futebol costuradas à mão durante um ano de Copa do Mundo. As empresas aqui estão ficando sem novos funcionários desde que o trabalho infantil foi abolido. Os compradores ocidentais podem ter a consciência tranquila, mas as crianças de Sialkot agora trabalham à exaustão nas olarias locais. O vilarejo é cercado por plantações verdejantes. Chaminés vermelhas das fábricas de tijolos, com suas pontas escurecidas pela fuligem, projetam-se no céu. Prédios compridos e em ruínas são pontilhados de janelas parecidas com ameias [pequenas aberturas nas muralhas dos castelos]. Eles parecem celeiros ou depósitos de grãos. Em uma dessas casas em Sambrial, a poucos quilômetros de Sialkot, na fronteira do Paquistão com a Índia, Shaukat está sentado numa cadeira baixa próximo de outros 20 homens. Ele tirou suas sandálias e as colocou perto da cadeira. Em março, é quente o suficiente para trabalhar descalço. Shaukat é um homem forte de 20 anos. Ele trabalha para a fábrica independente Danayal há oito anos. A Danayal produz bolas de futebol feitas à mão para as ligas profissionais. Num canto da sala há uma velha televisão transmitindo um jogo de futebol, mas os homens não prestam nenhuma atenção, enquanto costuram e conversam. Eles acham o críquete bem mais interessante. A maioria deles nunca jogou futebol. Mas Shaukat está contente com o fato de que milhões de pessoas em todo o mundo gostam de futebol – talvez não no Paquistão, nem em toda a região do sul da Ásia, mas sim no resto do mundo. Esse amor global pelo esporte bretão foi responsável pelo sustento de Shaukat durante anos. Na entrada da fábrica há um quadro de avisos mostrando as quantias pagas. Dependendo do modelo, o empregador paga entre 55 e 63 rúpias paquistanesas por bola (US$ 0,65 a US$ 0,75). “Num dia bom, consigo fazer seis bolas”, diz Shaukat. São oito horas de trabalho. “Não é muito dinheiro”, diz enquanto força a agulha através do grosso couro sintético e costura dois pedaços juntos. Seu chefe está parado ali perto, então ele logo acrescenta: “Mas também não é pouco”. Ele recebe o dinheiro todo sábado e tem de alimentar uma família de seis pessoas com seu salário.
texto 2: Mohammed Ashsaf não vai à escola. Desde que sai o sol apareça, ele corta, recora, perfura, arma e costura bolas de futebol, que saem rodando da aldeia paquistanesa de Umar Kot para aos estádios do mundo.
Mohammed tem onze anos. Faz isso desde os cinco. Se soubesse ler, e ler inglês, poderia entender a inscrição que ele prega em cada uma de suas obras: Esta bola não foi fabricada por crianças.
Respostas
respondido por:
102
O primeiro texto apresenta linguagem denotativa, com o uso das palavras em seu sentido real. Fala sobre a produção de bolas de futebol na cidade de Sialkot, no Paquistão.
O primeiro texto não é literário, é classificado como um texto jornalístico, com o predomínio do uso da terceira pessoa do singular e a impessoalidade. Características desse gênero textual.
O texto 2 traz uma crítica ao trabalho infantil, marcado pela desigualdade social, em que crianças necessitam produzir para garantir o sustento de suas famílias.
O segundo texto não é literário, traz as características do trabalho infantil, por isso pode ser considerado um texto de linguagem denotativa.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás