)
Manoel tem 47 anos de idade, é um caminhoneiro, fumante e dorme muito pouco. Há alguns meses, Manoel passou mal enquanto dirigia e no hospital foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. Nessa patologia temos:
Alternativas:
a)
o coração que não consegue mais manter a sua função adequada de bomba, tornando-se muito fraco, e, dessa forma, não consegue manter um débito cardíaco adequado, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões e tecidos periféricos.
Alternativa assinalada
b)
a ocorrência de espessamentos fibrosos que estão localizados na parede arterial associados às placas de lipídeos que vão sofrer calcificação.
c)
a ocorrência da formação de trombos que se soltam e se deslocam nas grandes artérias.
d)
uma obstrução de uma artéria coronária, impossibilitando que o sangue flua nessa região do músculo cardíaco.
e)
a ocorrência da perda da capacidade de geração espontânea de potencial de ação pelas células excitáveis do coração.
2)
Marcos sentiu fortes dores no peito e no braço esquerdo de madrugada e foi levado imediatamente ao hospital. Com base nestas informações, quais são as principais alterações que vão comprovar o infarto agudo do miocárdio?
Alternativas:
a)
Aparecimento de vermelhidão pelo corpo, alterações de marcadores sanguíneos e elevação do segmento ST no eletrocardiograma.
b)
Alteração dos marcadores bioquímicos de necrose miocárdica e elevação da onda T no eletrocardiograma.
c)
Desenvolvimento de ondas T patológicas no eletrocardiograma e segmento PR normal no eletrocardiograma.
d)
Alteração dos marcadores histológicos de necrose miocárdica, desenvolvimento de ondas Q patológicas no eletrocardiograma e elevação ou depressão do segmento QRS no eletrocardiograma.Alteração dos marcadores sanguíneos com alteração de leucócitos e eletrocardiograma com perfil normal.
e)
Alteração dos marcadores bioquímicos de necrose miocárdica, desenvolvimento de ondas Q patológicas no eletrocardiograma e elevação ou depressão do segmento ST no eletrocardiograma.
Alternativa assinalada
3)
Maria é uma jovem que tem problemas respiratórios recorrente, estando quase sempre com secreções. Hoje, ao ser realizada a ausculta, foi detectada a presença de secreções no pulmão direito. Sabendo que Maria apresenta alterações nos brônquios lobares. Com base nos seus conhecimentos anatômicos sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa que apresenta os nomes dos brônquios lobares que se originam a partir do brônquio principal direito.
Alternativas:
a)
Brônquios lobares posterior, médio e inferior.
b)
Brônquios lobares médio e inferior.
c)
Brônquios lobares superior e inferior.
d)
Brônquios lobares posterior e inferior.
e)
Brônquios lobares superior, médio e inferior.
Alternativa assinalada
4)
Os volumes e capacidades pulmonares são utilizados como auxiliares no diagnóstico de doenças pulmonares. No caso de um indivíduo com doença pulmonar obstrutiva crônica, qual dos volumes pulmonares estão aumentados?
Alternativas:
a)
Volume de reserva expiratório e volume residual.
Alternativa assinalada
b)
Volume corrente e volume residual.
c)
Volume de reserva inspiratório e volume de reserva expiratório.
d)
Volume corrente e volume de reserva expiratório.
e)
Volume de reserva inspiratório e volume residual.
Respostas
1 – a) o coração que não consegue mais manter a sua função adequada de bomba, tornando-se muito fraco, e, dessa forma, não consegue manter um débito cardíaco adequado, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões e tecidos periféricos.
O infarto agudo do miocárdio é uma patologia caracterizada pelo coração que não mantém mais de forma adequada a função de bombeamento, o que o deixa bastante fraco e resulta em acúmulo de líquido nos pulmões.
2 – e) Alteração dos marcadores bioquímicos de necrose miocárdica, desenvolvimento de ondas Q patológicas no eletrocardiograma e elevação ou depressão do segmento ST no eletrocardiograma.
O infarto agudo do miocárdio é comprovado pelos seguintes sintomas: os marcadores bioquímicos de necrose miocárdica se alteram, ondas Q patológicas no eletrocardiograma são desenvolvidas e ocorre a depressão do segmento ST no eletrocardiograma.
3 – e) Brônquios lobares superior, médio e inferior.
O brônquio principal direito é o responsável por originar os brônquios lobares superior, médio e inferior.
4 – a) Volume de reserva expiratório e volume residual.
Em indivíduos que possuem doença pulmonar obstrutiva crônica, o volume de reserva expiratório e o volume residual estão aumentados.
Bons estudos!
Resposta:
1 - correta é a alternativa D
uma obstrução de uma artéria coronária, impossibilitando que o sangue flua nessa região do músculo cardíaco.
Explicação:
Corrigida pelo AVA