• Matéria: Direito
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 4/5 - Administração Judiciária
Lemos, na obra-base de Administração Judiciária, uma análise interessante sobre a administração da justiça. Veja:
“Em análise da administração da justiça, em geral, com a precariedade e falta de uniformidade nos sistemas de informatização (várias ilhas incomunicáveis), percebe-se (nossa posição) uma administração de estrutura simples preponderantemente burocrática, com as ações e decisões vindas de cima para baixo.
Sem conhecer e explorar o que cada um desses mecanismos pode oferecer, no plano de gestão dos tribunais, o resultado acaba sendo inadequado e desconhecido da cúpula diretiva. Esse desconhecimento nos remete ao caso da rainha descrita por Antoine de Saint-Exupéry que, desejando conhecer os seus súditos e saber se eles gostavam de seu reinado, orientada por seus cortesãos, saiu dos limites do palácio para conhecê-los: Vislumbrou pessoas felizes, bem alimentadas, saudáveis, tudo cuidadosamente preparado pelos cortesãos, que ergueram ao longo da estrada um cenário maravilhoso e contrataram artistas para que dançassem ali. Fora daquele estreito caminho, ela nem sequer entreviu nada e não soube que, pelos campos adentro, seu nome era amaldiçoado pelos que morriam de fome (CALANZANI, 1999, p. 29).” (BACELLAR, Roberto Portugal. Administração judiciária – com justiça. Curitiba: InterSaberes, 2016).
No texto literário mencionado, temos aplicação para o Poder Judiciário brasileiro. Com base no texto, quais são as críticas que podem ser feitas a ele?
I. Renovam-se as gestões administrativas dos tribunais e permanece a mesma estrutura simples de baixa aprendizagem.
II. Temos unificação dos programas de informática e computação em toda a esfera judicial.
III. Há uma estrutura burocrática, centralizada e sem padronização dos sistemas de tecnologia da informação (TI).
IV. Não há, em geral, padronização interna dos sistemas entre os órgãos da própria estrutura.
V. O Poder Judiciário se considera autossuficiente, sempre recusa auxílio dos outros poderes.
É correto apenas o que se afirma em:

A I, III e IV.

B I, II e IV.

C I, II, III, IV e V.

D II, III e V.

E II e V.

Respostas

respondido por: ConcurseiroVirtual
10

Resposta:

Resposta é a letra A) I, III e IV - pág. 173-174

Explicação:

respondido por: leonardomacedo887
0

Considerando as passagens falando sobre a burocratização e centralização da cúpula administrativa no Poder Judiciário, com falta de conhecimento das gestões sobre o que se passa nos demais setores, bem como da falta de padronização dos sistemas de tecnologia, a alternativa correta é a A, pois apenas as afirmativas I, III e IV são mencionadas no texto.

Como solucionar os problemas da Administração Judiciária?

  • Exercício da gestão administrativa com maiores noções de liderança organizacional, com a cúpula dando suporte aos demais colaboradores.
  • Padronização de todos os sistemas de tecnologia da informação, para que a comunicação entre as equipes seja mais eficaz.
  • Desburocratização da estrutura judiciária, com menores impasses do próprio sistema para que sejam feitas as tarefas necessárias.

Mais sobre Administração Judiciária:

https://brainly.com.br/tarefa/21402329

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares