Steven Pinker apresenta, em The Blank Slate, uma lista de características humanas que seriam universais. Compilada pelo antropólogo Donald E. Brown, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, ela foi publicada pela primeira vez no livro Human Universals (“Universais humanos”, sem tradução no Brasil), de 1991. Abaixo, adaptamos as mais importantes – e curiosas – das características que seriam comuns a todas as culturas do planeta. ABSTRAÇÃO na fala e no pensamento; ARMAS – criação e utilização; CIÚME – e o sentimento de posse; CRENÇA no sobrenatural ou em religião; CRENÇAS relacionadas à morte; CLASSIFICAÇÃO das pessoas por idade; CLASSIFICAÇÃO das cores; CLASSIFICAÇÃO das pessoas por grau de parentesco; COMPLEXO de Édipo; DIVISÃO do trabalho entre os membros do grupo; ESTUPRO (e também sua proibição); GOSTO por doces; INCESTO entre filho e mãe considerado tabu; LÍDERES – e a disputa pelo poder; LINGUAGEM – a boa utilização é forma de prestígio; LUTO – formas de externar a dor pela perda; MACHOS mais agressivos e com maior tendência a praticar formas letais de violência (em comparação às fêmeas); MEDO de cobras; MEDO infantil de ruídos altos; MÚSICA e dança; NOÇÃO do passado, presente e futuro; NEPOTISMO (predileção por filhos ou parentes); PIADAS – narrativas humorísticas; PROIBIÇÃO do assassinato; SENTIMENTOS morais; VIOLÊNCIA – e a proibição de algumas formas. Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- O homem é um animal biológico, mas também um animal político e moral. ISSO PORQUE, II- Apesar da diversidade existente entre os homens, há na sua natureza a percepção do mundo ao seu redor via estabelecimento de valores. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
respondido por:
1
Ambas estão corretas.
A diversidade nesse aspecto é basicamente o que define as diferenças entre as culturas e os indivíduos.
Sabendo disso, notamos que a diferenciação cultural não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.
Por fim, as subculturas fazem parte do macro, e, nós, enquanto indivíduos que utilizam de linguagens próprias, formas de expressão e comunicação, nos direcionamos para pequenos grupos que reforçam nosso caráter social, estando sempre em constante mudança.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás