Tomás de Aquino foi um frade italiano da Ordem Pregadores cujas obras tiveram grande influência na teologia e na filosofia, sendo considerado um importante representante da Escolástica - linha filosófica medieval de base cristã. Com base no pensamento tomista, assinale a alternativa INCORRETA: a) Na concepção tomista, o homem é um ser livre, constitui uma escolha dele agir em sentido inverso ao da bondade divina. b) Os princípios que devem reger as leis humanas se originam do estado natural do homem, tais qualidades formam o Direito Natural. c) Aquino se opunha às inovações da ciência, reconhecia na natureza a criatividade divina. Para ele, a racionalidade humana era um dom divino e o exercício da liberdade era dádiva concedida por Deus. d) As obras mais conhecidas de Tomás de Aquino são a Summa Theologica e Summa contra Gentiles
Respostas
É incorreto aquilo que é afirmado em B, sendo esta a alternativa verdadeira.
Para São Tomás os princípios das leis (e da moral) se originam não do estado natural dos homens, mas sim da Graça Divina, de modo que ele propõe não o Direito Natural, mas a ordenação político-social de acordo com aquilo que concebe como "a vontade de Deus".
Defendia a ideia de que o homem era dotado de liberdade, de modo que justificava assim a existência do mal, também era oposto ao modo como os cientistas concebiam a natureza e foi autor da Summa Theologica e da Summa contra Gentiles.
Resposta:
Aquino se opunha às inovações da ciência, reconhecia na natureza a criatividade divina. Para ele, a racionalidade humana era um dom divino e o exercício da liberdade era dádiva concedida por Deus.
Explicação
Fiz a prova e essa é a correta