Respostas
O senso comum reflete o modo de pensar da maioria das pessoas, com noções que são admitidas pelos indivíduos através de suas vivências no cotidiano. Ele descreve as crenças e proposições que aparecem no cotidiano, sem se preocupar com uma investigação detalhada para atingir seu real significado.
Exemplos:
1 Chá de boldo cura problemas no fígado
Quando uma pessoa reclama de dores no fígado, é comum alguém dizer que ela pode tomar um chá de boldo que logo a dor vai passar.
2 Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino
Diferente do conhecimento crítico, o conhecimento empírico, usado no senso comum, não se baseia em métodos ou conclusões científicas, mas sim no modo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
3. Cortar o cabelo na lua crescente
Esta também é uma experiência vivida pelos mais antigos, que afirmam que ao cortar o cabelo no período da lua crescente, ele cresce mais rápido e mais bonito também.
Não existe nenhuma comprovação científica que comprove que o crescimento dos cabelos está relacionado com o período da lua, entretanto, as gerações mais antigas fazem uso deste saber na hora de decidirem ou não cortar o cabelo.
4. Gato preto dá azar
Outro exemplo de senso comum é o de que ver um gato preto, sobretudo nas sextas-feiras 13, dá azar. Muitos acreditam que gatos pretos trazem mal agouro a quem cruza com eles em seu caminho.
Esta é uma história que muitos assimilam porque seus antecessores lhe contaram algum caso onde cruzaram com um gato preto e tiveram algum episódio de azar. Entretanto, não há nada que comprove que gatos pretos podem, de fato, trazer azar para alguém.
Espero ter ajudado!