As imagens e o texto verbal reproduzidos a seguir foram publicados na revista Época. Trata-se de uma chocante e contundente cena, montada meticulosamente pelo então presidente do Peru, Alberto Fujimori. Sua intenção evidente era persuadir o povo peruano de que o governo tinha derrotado a guerrilha no país. Observe bem as imagens e leia o texto com atenção.
O circo de Fujimori
Em 1992, para exibir sua mais vistosa presa de guerra, o então presidente do Peru, Alberto Fujimori, ordenou a construção de uma jaula no pátio de uma delegacia de polícia nos arredores de Lima. Dezenas de jornalistas foram convidados a visitar o local da jaula, que encontraram coberta por uma lona.
Retirada a camuflagem, lá estava Abimael Guzmán, líder do grupo terrorista Sendero Luminoso, célebre pelo uso de métodos brutais. Fujimori desenhou pessoalmente o modelo da jaula e o uniforme de listras horizontais do preso. “Nós estávamos sendo manipulados”, compreendeu o fotógrafo americano Wesley Bocxe. Ele procurou registrar uma imagem que “abrangesse toda a encenação”. Conseguiu.
Época, 5 fev. 2001, p. 8-9. Adaptado
a) Sob a aparência de uma informação jornalística, há evidentes intenções argumentativas nessa montagem. Que imagem o presidente queria criar de Abimael Guzmán?
b) Cite alguns recursos usados para levar os leitores e os telespectadores a formarem essa imagem do terrorista.
c) Há, no texto verbal, um depoimento que denuncia um propósito, na montagem da cena, que vai além do simples dever de prestar informação ao público. Cite essa passagem.
Respostas
a) O presidente queria criar uma imagem bastante negativa de Abimal Guzmán, sugerindo que ele era muito perigoso.
O fato do presidente querer mostrá-lo dentro de uma jaula e com uniformes de listras horizontais revela a intenção de criar uma imagem de criminoso, ou até mesmo de um bicho.
b) Os recursos usados foram: a jaula, o uniforme de presidiário, a lona cobrindo a jaula (como se cobrisse uma atração de circo).
c) A passagem que traz um depoimento que denuncia esse propósito é: "Nós estávamos sendo manipulados".
Resposta:
a) É evidente a intenção de criar a imagem de uma fera aprisionada, de um animal selvagem perigoso, mas, naquele momento, inofensivo, dominado pelas forças do governo.
b) Há inúmeros detalhes que contribuem para criar a imagem de fera confinada: a jaula, com grades de ferro; a vestimenta listrada (semelhante – ao longe – a um tigre); o gesto ameaçador; a vigilância cerrada de homens armados; a distância que as pessoas guardam da jaula, apesar de o prisioneiro estar totalmente neutralizado; o ar de espanto e a aparência de medo dos repórteres e dos guardas à paisana.
c) “Nós estávamos sendo manipulados”, do fotógrafo americano Wesley Bocxe.
Explicação: