DESAFIO
O ambiente escolar é um local extremamente fértil para a produção de importantes e instigantes pesquisas científicas, dos mais variados assuntos possíveis entre as inúmeras produções de saberes humanos. Nesse sentido, você, enquanto profissional de Licenciatura, deve imaginar-se inserido em tal contexto do ambiente escolar, onde deverá elaborar uma pesquisa de caráter metodologicamente científico, no intuito de comprovação ou não de uma dada hipótese levantada a partir de suas observações do espaço da escola. O presente desafio possui um caráter amplo e abrangente, ou seja, você deve criar alguma hipótese a ser constatada a partir de uma pesquisa que será desenvolvida em alguma área específica. As possíveis áreas podem estar associadas a um planejamento pedagógico, a alguma constatação econômico-administrativa, à verificação de uma situação psicológica, filosófica, política, geográfica. Enfim, existem diversas possibilidades. Use sua criatividade e faça um bom levantamento de dados. Note que é importante pensar o corpo metodológico de uma pesquisa científica, seguindo a ordenação:
1- Tema.
2- Problematização.
3- Objetivos.
4- Justificativa.
5- Levantamento de dados.
6- Cruzamento de informações.
7- Conclusões.
Para resolver este desafio considere as seguintes orientações:
1. Defina algum tema específico para sua pesquisa, tomando como base suas observações do ambiente escolar.
2. Elabore alguma hipótese acerca do tema previamente determinado.
3. Faça um levantamento de dados. Estes devem dar solidez à sua investigação científica.
4. Faça um cruzamento de dados que endossem ou refutem sua hipótese.
5. Elabore uma breve conclusão sobre os dados levantados, finalizando, de forma sucinta, a sua pesquisa.
Respostas
Título: Música e linguagens de expressão;
Tema: O presente trabalho busca compreender as relações entre o indivíduo e a música dentro da cultura urbana tendo o hip hop como chave.
Pergunta/objetivo:
Como as nossas formas de expressão estão relacionadas com o conteúdo musical que ouvimos e a cultura que consumimos?
Justificativa:
A necessidade de explicar a música e as linguagens dentro da comunidade hip hop.
Levantamento de dados:
Avaliar diferentes ciclos culturais, grupos e gêneros da música para compreender nossa busca;
Cruzamento de informações:
O trabalho será desenvolvido seguindo as normas da ABNT e colocado em prática a partir das hipóteses escolhidas;
Conclusões:
A linguagem urbana tende a se relacionar com a modernidade e com isso a interação dos diferentes grupos acaba se tornando mais ampla.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Apresentaremos a seguir um dos possíveis exemplos dentro do amplo espectro de possibilidades de uma pesquisa científica inserida no contexto escolar.
Tema: A evasão escolar e o problema do bullying na realidade das escolas estaduais, entre os anos de 2000 a 2015.
Problematização: Podemos dizer que o grande número de alunos que evadem das salas de aula, nas escolas estaduais, nos tempos atuais, está associado à crescente prática do bullying no espaço escolar?
Objetivos:
Objetivo geral: Averiguar que a evasão escolar está diretamente associada à prática do bullying no ambiente escolar.
Objetivos específicos:
1) Conceituar a noção de bullying.
2) Reconhecer as práticas de bullying na escola.
3) Demonstrar que as práticas de bullying provocam o aumento nos índices de evasão escolar.
Justificativa: É sabido que as práticas de bullying, nas escolas estaduais, nos últimos anos, estão crescendo de forma assustadora, o que corrobora a percepção de um aumento da evasão escolar, devido às diversas formas de violência física e verbal que sofre um considerável número de alunos. Podemos compreender por bullying, grosso modo, as práticas e ações de agressão sofridas por alunos no espaço escolar, ocasionando perseguições, violência, sentimento de exclusão e não pertencimento ao espaço escolar. São piadas de mau gosto, brincadeiras de cunho jocoso, xingamentos e, até mesmo, atos de espancamento, ocasionados na grande maioria das vezes por motivos banais, tais como obesidade, orientação sexual, altura, forma de se vestir etc. Nesse sentido, é papel da escola e de sua equipe pedagógica inserir práticas socioeducativas com o objetivo inibir a prática do bullying e coibir ações nefastas, já que, na grande maioria dos casos, é possível constatar que um número crescente de alunos estão abandonando o ambiente escolar por medo dessas agressões, por não se sentirem seguros e acolhidos e por identificarem o espaço da escola como um local ruim e nocivo para seu bem estar.
Levantamento de dados: Foram feitas entrevistas elaboradas com os alunos que evadiram o ambiente da escola, organizadas conforme uma seleção de perguntas de uma pesquisa empírica, constatando-se que 75% dos casos de abandono da escola ocorreram devido à sensação de perseguição de alguma natureza, averiguando-se, assim, a prática do bullying. Do número de entrevistados que abandonaram a escola, 20% disseram já terem sofrido algum tipo de agressão física, 45% algum tipo de agressão verbal e em 60% dos casos ocorreram relatos de alunos que disseram não se sentirem protegidos ou amparados no interior do espaço da escola.
Cruzamento de dados: Ao serem cruzadas as informações levantadas, associadas também a uma pesquisa prévia de informações acerca da evasão escolar e a prática do bullying nas escolas, constatou-se que a grande maioria das pessoas que abandonam a escola assim o fazem porque afirmam terem sofrido alguma agressão física ou verbal, e não se sentiram bem em tal ambiente, tão hostil à sua presença.
Conclusão: Concluímos, de forma preliminar, que, infelizmente, a prática do bullying nas escolas estaduais, ocorrida entre os anos de 2000 a 2015, auxiliou de forma direta o aumento do número de evasão dos alunos, o que representa uma necessidade urgente de se repensar as práticas pedagógicas de intervenção, com o objetivo de sanar tais problemas e fomentar ações que tornem a escola um local sadio e atrativo, para que os alunos possam estudar e interagir entre si, seguindo as noções de interpessoalidade, algo intrínseco à existência humana.