Dentre as afecções infantis, cita-se a artrite idiopática juvenil e as dores do crescimento. A artrite idiopática juvenil pode acarretar em seu curso clínico incapacidades físicas permanentes em crianças e adolescentes. E as dores de crescimento são a causa mais comum de dor musculoesquelética na infância e um motivo frequente de consulta em idade pediátrica.
Tomando como referência as afecções infantis, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A fisioterapia na Artrite Idiopátia Juvenil é necessária tanto na fase aguda, quanto crônica, com objetivo de analgesia e melhora do quadro inflamatório. Recomenda-se à medida que a dor diminuiu evoluir dos exercícios isométricos para isotônicos concêntricos, até os isotônicos excêntricos.
( ) Na Artrite Idiopátia Juvenil, é de relevância a orientação aos pais da criança acometida com a doença quanto a posicionamentos de posturas antálgicas, que devem ser evitadas para impedir o desenvolvimento de escolioses ou outras deformidades articulares.
( ) Nas Dores do Crescimento a reabilitação pode visar orientações quanto a prática de atividades esportivas de baixo impacto, como natação, até o período de cessação das queixas, progredindo para atividades de impacto como futebol e judô.
( ) No tratamento fisioterápico tanto na Artrite Idiopátia Juvenil quanto nas Dores de Crescimento recomenda-se o uso de alguns recursos como ondas curtas (diminui a inflamação, rigidez muscular e alivia dores musculares) por observar resultados benéficos para a criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V – V.
b.
V – F – V – F.
c.
V – V – F – F.
d.
F – F – V – V.
e.
V – V – V – F.
Respostas
Resposta:
É a técnica da fisioterapia respiratória que consiste na realização de expirações lentas com a glote aberta iniciando a partir da capacidade residual funcional até o volume residual.
Explicação:
Resposta: V – V – V – F. Corrigido pelo AVA - Correto!!!
Explicação:
( V ) A fisioterapia na Artrite Idiopátia Juvenil é necessária tanto na fase aguda, quanto crônica, com objetivo de analgesia e melhora do quadro inflamatório. Recomenda-se à medida que a dor diminuiu evoluir dos exercícios isométricos para isotônicos concêntricos, até os isotônicos excêntricos.
( V ) Na Artrite Idiopátia Juvenil, é de relevância a orientação aos pais da criança acometida com a doença quanto a posicionamentos de posturas antálgicas, que devem ser evitadas para impedir o desenvolvimento de escolioses ou outras deformidades articulares.
( V ) Nas Dores do Crescimento a reabilitação pode visar orientações quanto a prática de atividades esportivas de baixo impacto, como natação, até o período de cessação das queixas, progredindo para atividades de impacto como futebol e judô.
( F ) No tratamento fisioterápico tanto na Artrite Idiopátia Juvenil quanto nas Dores de Crescimento recomenda-se o uso de alguns recursos como ondas curtas (diminui a inflamação, rigidez muscular e alivia dores musculares) por observar resultados benéficos para a criança.