Atente para a citação:
“O professor Sérgio Buarque de Holanda sempre discutiu muito com os seus assistentes sobre a necessidade de pesquisas sobre o povo brasileiro. Certo dia, perguntei a ele: e se eu estudasse o futebol brasileiro? Ele disse que seria uma forma expressiva de estudar o Brasil e também seria uma novidade dentro da Universidade. Incentivado por ele, comecei a fazer meus estudos acadêmicos sobre o futebol e o esporte. Meu primeiro trabalho acadêmico, o fiz para um congresso de História e tratou do esporte como fonte de conhecimento para a História. Não fui muito bem recebido não, mas, como tinha o Dr. Sérgio como respaldo, eu prossegui”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLLANDA, B. B. B.; ALFONSI, D. A. Entrevista com José Sebastião Witter, Professor Emérito da USP. Esporte e Sociedade, v. 8, n. 21, p. 1-11, mar. 2013. p. 05.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base O trato do esporte nos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH) sobre a primeira fase temporal (1961-1975) quanto ao grau e natureza da presença e trato do esporte nos eventos da Associação Nacional de História, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. ( ) Nesta fase, houve a publicação do primeiro trabalho tendo o esporte como temática central, com a abordagem do futebol por José Sebastião Witter.
II. ( ) A abordagem do futebol como forma de compreender a sociedade brasileira era largamente aceita como possibilidade de estudos no campo da História.
III. ( ) Após o trabalho pioneiro de Witter, o esporte passou a ser reconhecido e mais de dez estudos centralizaram o futebol na Anpuh entre 1977-1993.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
F – V – F
B
V – F – V
C
F – F – V
D
V – V – F
E V – F – F
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
V – F – F
Comentário: A sequência correta é: V – F – F. A afirmativa I é verdadeira: “No simpósio de 1975, foi apresentado o primeiro trabalho centralmente relacionado ao tema, ‘As fontes para o estudo do esporte no Brasil, no século XX’, de José Sebastião Witter, um dos pioneiros do país a se dedicar à pesquisa histórica que se debruça sobre o assunto, especificamente sobre o futebol. Seu interesse deveu-se ao cruzamento de duas de suas preocupações à época: a preservação e dinamização de arquivos e as manifestações populares” (texto-base, p. 6). A afirmativa II é falsa, conforme exposto pelo próprio José Sebastião Witter na entrevista e explicado no texto-base: “Witter reconhece, a propósito, que não foi bem recebido seu trabalho apresentado no evento da Anpuh, bem como sugere que foi usualmente considerado como uma figura folclórica” (texto-base, p. 06). A afirmativa III também é falsa: “Witter fez ainda um alerta: ‘Quando se pretende estudar o século XX não se pode ignorar o fato de que o esporte em geral e o futebol em particular ocupam posição de realce no mundo contemporâneo’ [...] A fase seguinte [1977-1993] é uma prova do pioneirismo da proposta de Witter. Demoraria ainda alguns anos para lograr efeito sua conclamação. 2ª fase – 1977-1993 Não se pode dizer que, nessa fase, nulos tenham sido os avanços no tocante ao trato do tema nos eventos da Anpuh. De um lado, é fato, reduziu-se muito o número de trabalhos em que foi abordado de forma indireta (apenas dois). De outro lado, duas comunicações o abordaram centralmente” (texto-base, p. 06).