a) Defina a acne.
b) Qual a provável causa do aparecimento e agravamento da acne neste
adolescente?
c) Qual a importância da alimentação nesse caso?
d) Quais alimentos ele deve evitar e quais ele deve consumir?
Respostas
A) Erupção folicular, papilar ou pustulosa resultante de inflamação com acúmulo de secreção, que afeta as glândulas sebáceas.
B) (Não entendi de qual adolescente você estava falando) - As espinhas aparecem nesta fase por causa das alterações hormonais. Geralmente, os hormônios agem sobre a glândula sebácea, produzindo mais sebo. Assim, a pele fica mais oleosa e permite a formação do cravo e da espinha.
C) A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo, através do estímulo à secreção de insulina, que associado à presença de outros fatores, pode favorecer a produção de hormônios andrógenos, que aumentam a produção de sebo na pele.
Portanto, dietas de baixo índice glicêmico, que não causam impacto na secreção de insulina, podem ajudar no controle da acne.
D)
Alimentos que contribuem para o aumento da Acne:
-Alimentos refinados, como a farinha de trigo refinada, doces e com alto teor de açúcar, refrigerantes, suco industrializados.
-A ingestão de iodo através da alimentação ou medicamento pode piorar o quadro da acne.
-Leite x acne: por conter muitos hormônios e moléculas bioativas, além de possuir elevado índice glicêmico, o leite pode favorecer a formação da acne. O leite também pode conter resíduos de iodo, utilizado durante a ordenha das vacas.
Alimentos Anti-Acne:
-Peixes de água fria: como salmão, atum e sardinha, pois são ricos em ômega-3, que possui ação anti-inflamatória. Caso o consumo alimentar seja insuficiente, o uso de suplementos em cápsulas pode ser indicado.
-Vitamina A: presente em alimentos de coloração alaranjadas, como cenoura, mamão e abóbora, e em vegetais verde-escuros, como espinafre.
-Zinco: para acne é um dos nutrientes mais indicados. Pode ser obtido em sementes e oleaginosas e carnes, contribuindo para o controle das bactérias que podem causar infecção na pele.
-Vitaminas antioxidantes: como as vitamina C e vitamina E, ajudam a combater os radicais livres decorrentes do processo inflamatório. As principais fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, já a vitamina E está presente nos óleos vegetais, oleaginosas, sementes, abacate e ovos, principalmente na gema.
Espero ter ajudado!