• Matéria: História
  • Autor: war1fs235
  • Perguntado 7 anos atrás

A disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, é pautada pela discussão sobre o conhecimento científico produzido ao longo dos séculos a partir da perspectiva filosófica, tendo como base o recorte longitudinal de produção do conhecimento acerca da conformação das relações sociais, em torno de temas como ciência, religião, Estado e educação.
Tendo em vista esses objetos, os pilares centrais desta disciplina e de seu curso de graduação, produza um texto dissertativo argumentativo demonstarndo a importância da Filosofia e de conhecer sua história na constituição de um educador, uma vez que sua formação em licenciatura tem como base a perspectiva da educação.

Para auxiliar sua reflexão, verifique as leituras complementares e os excertos a seguir:

"As relações entre filosofia e educação são tão intrínsecas que John Dewey pôde afirmar que as filosofias são, em essência, teorias gerais de educação. Está claro que se referia à filosofia como filosofia de vida. Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam 'as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem', é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão. Muito antes, com efeito, que as filosofias viessem expressamente a ser formuladas em sistemas, já a educação, como processo de perpetuação da cultura, nada mais era do que meio de se transmitir a visão do mundo e do homem, que a respectiva sociedade honrasse e cultivasse" (TEIXEIRA, 1959, p. 14).

"As práticas educacionais, por serem práticas humanas, sempre carregam consigo entendimentos, ou seja, teorias. Dentre elas, as teorias filosóficas. Em toda prática educativa há alguma teoria filosófica. Há entendimentos sobre: o que é a realidade (uma ontologia); o que é o ser humano (uma antropologia filosófica); o que é conhecimento (uma teoria do conhecimento); o que são os valores e, especialmente, os valores morais e estéticos (uma axiologia, uma ética, uma estética); o que é a sociedade (uma filosofia social e política); o que é a própria educação (uma filosofia da educação), e o que são outros saberes" (LORIERI, 2010, p. 10).

​​"O pensamento filosófico não se faz sem a reflexão. Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo, interrogando-se a si mesmo. Assim, a filosofia compreende a busca de algo por si mesmo através da especulação e da reflexão" (CHAUÍ, 2002 apud SANTOS; BONIN, 2018, p. 3).

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
29

A Filosofia é, sobretudo, a investigação dos conceitos, a busca dos princípios e da fundamentação do conhecimento. Conhecer a história da filosofia e suas técnicas e práticas é, assim, uma forma de desenvolver a nossa própria capacidade reflexiva.

Um professor que domine a Filosofia será um professor muito menos mecanizado e que se adapta melhor às mudanças que ocorrem dentro da sala de aula. Será um professor capaz de adotar abordagens diferentes para turmas diferentes, e que poderá refletir sobre a sua própria prática, corrigindo-a onde for necessário.

Logo, o domínio da Filosofia, muito mais que um simples capricho intelectualista, tem uma função essencial na formação dos seres humanos enquanto sujeitos, e sua defesa é essencial se quisermos construir um país melhor.

Perguntas similares