A literatura brasileira vivia, nas duas primeiras décadas do século XX, um momento de transição, chamado Pré-Modernismo. Sobre o este momento literário, é correto afirmar: *
a) O Pré-Modernismo chegou a constituir um movimento literário e criou as condições para a virada modernista que viria logo depois.
b) O Pré-Modernismo contou com uma rica produção em prosa apenas, com destaque para Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos, Lima Barreto e Euclides da Cunha.
c) Trata-se de um momento de transição porque, por um lado, perdurava a influência das correntes estéticas do século XIX e, por outro, já se notavam inovações, como o interesse pela realidade brasileira e a busca por uma linguagem mais popular.
d) Caracterizou-se como um movimento literário de fato, uma vez que já se faziam notar mudanças, como o reflorescimento do nacionalismo e a busca de uma língua mais próxima ao cotidiano.
Respostas
respondido por:
4
Letra c.
O pré modernismo pode ser caracterizado como um movimento literário que marca a transição entre o período do simbolismo para o movimento modernista, identificado como a passagem para um movimento que buscará a aquisição de uma literatura que seja genuinamente brasileira, isto é, que não apresente traços da literatura europeia, tão "conceituada" na época.
Logo, por se tratar de um movimento de transformação, pode ser identificado como um movimento de transição entre dois marcos importantes literários.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás