• Matéria: Sociologia
  • Autor: sempreamigas56
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 4/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Acerca do modo de produção capitalista, relacionado à exploração da classe trabalhadora, leia a referência de texto da Rota de Aprendizagem da Aula 02:

É da exploração e expropriação do trabalho que se extrai a mais-valia e com isso ocorre o processo de acumulação, elementos estes universais do capitalismo. Porém, de acordo com Florestan Fernandes (2009) as formas da exploração e expropriação assumem particularidades no tempo e no espaço, como em países de capitalismo dependente, como o Brasil.

Analise o texto acima destacado e selecione a afirmativa que apresenta a correta interpretação:

A Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, há um superexploração que se realiza em jornadas mais intensas e menor remuneração e uma superexpropriação desta classe exposta de forma vulnerável e degradante de trabalho; correta
B Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, há uma superexploração que se realiza em jornadas menos intensas e maior remuneração e uma superexpropriação desta classe exposta de forma vulnerável e favorável de trabalho;
C Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, há uma superexploração e há uma superexpropriação que ocorrem em determinados períodos do capitalismo.
D Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, a superexploração se realiza em jornadas menos intensas e maior remuneração e a superexpropriação desta classe que ocorrem quando há desemprego;
E Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, experimenta um processo de superexploração e superexpropriação do trabalho, porém compensada com salários dignos;
Questão 5/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Há diferentes vias do desenvolvimento do capitalismo, de acordo com as características manifestadas no processo histórico de sua formação”, é a citação apresentada na Rota de Atividade da Aula 02. Na sequencia, o texto apresenta a via clássica, conforme descrito na obra Manifesto do partido comunista (Engels; Marx, 1999) e a via prussiana na obra A burguesia e a contrarrevolução, de Karl Marx (1848).

Analise, a seguir, as duas vias apresentadas e as formas de poder da classe dominante:

I - Nesta via, a formação da classe dominante, portanto a ascensão da burguesia, dá-se por meio de alianças com outros setores, como o campesinato, a pequena burguesia e as classes populares urbanas, a fim de destituir de poder a nobreza feudal.

II - Uma das marcas desta via de desenvolvimento é a inexistência de rupturas de caráter revolucionário. A ascensão da burguesia enquanto classe dominante dá-se por meio de uma reforma modernizadora utilizando-se do aparelho do Estado.

Agora assinale a alternativa que apresenta a análise correta:

A O conceito I está relacionado a via prussiana e o II a via clássica;
B O conceito I está relacionado a via clássica e o II a via prussiana; correta
C Nenhum dos dois conceitos trata das vias abordadas no texto;
D Ambas tratam da mesma via de desenvolvimento do capitalismo;
E Ambas tratam da via de desenvolvimento

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Alternativa C.

Para os autores Marx e Engels, o socialismo científico visa observar uma forma de contrapôr o sistema capitalista implementado no período das grandes Revoluções Industriais, este, que gera a desigualdade social e a luta de classes só pode ser combatido a partir de uma revelação feita pelo povo.

A classe proletária, composta pela parcela segregada da sociedade, deve organizar suas forças para combater o sistema capitalista que é abusivo e na maioria das vezes prejudicial para essa camada social.

Perguntas similares