Fusíveis, relés de sobrecarga e disjuntores são equipamentos de proteção bastante comuns em diagramas e sistemas nos quais exijam a segurança de equipamentos e trabalhadores. Veja por exemplo a Figura 1 que denota um tipo de partida direta de motores trifásicos no qual estão identificados como A o elemento do relé de sobrecarga e como B fusíveis unipolares (um para cada fase).
Os fusíveis uma vez entrado em atuação por sobrecorrente (corrente acima da suportada pelo equipamento), rompe o elemento interno e interrompe a passagem de corrente para todo circuito, e neste caso, está para descarte e substituição por um novo para que o sistema volte ao funcionamento.
Os relés de sobrecarga e disjuntores, se desarmados, permite o rearme do sistema; os relés de sobrecarga só poderão ser reiniciados se o par bimetálico estiver em estado resfriado; já os disjuntores poderão ser reiniciados quando ainda estiverem aquecidos, contudo não recomenda-se.
São características do:
( 1 ) Fusíveis
( 2 ) Relés de sobrecarga
( 3 ) Disjuntores
( ) Atuam em proteção de sobrecorrentes, havendo casos de sobrecarga utiliza-se elementos bimetálicos, e caso curto-circuito, eletromagnéticos de bobina.
( ) Há modelos unipolar, bipolar, tripolar e tetrapolar.
( ) Atuação única, após o rompimento do filamento necessita da troca por outro não atuado.
( ) Não permite ajuste de tempo nem de corrente.
Baseado nos conceitos dos funcionamentos dos fusíveis, relés de sobrecarga e disjuntores, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. 2 - 1 - 1 - 3.
b. 3 - 3 - 1 - 1. Correto
c. 3 - 2 - 1 - 1.
d. 2 - 3 - 1 - 3.
e. 3 - 2 - 1 - 2
Anexos:
Respostas
respondido por:
59
Resposta:
3 - 3 - 1 - 1. Correto VALIDADO AVA.
Explicação:
lilianfe:
CORRETO!!!
respondido por:
25
Resposta:
3 - 3 - 1 - 1.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás