• Matéria: Saúde
  • Autor: marisafr14
  • Perguntado 7 anos atrás

A avaliação do estado nutricional constitui matéria abrangente, cujos métodos, para ter importância clínica, devem comportar acurácia, precisão, especificidade ao estado nutricional e sensibilidade às suas modificações, além de apresentarem fácil aplicabilidade e reprodutibilidade. Infelizmente, tal indicador não existe de forma isolada

Maicá, A. O., & Schweigert, I. D. Avaliação nutricional em pacientes graves. Rev Bras Ter Intensiva, 20(3), 286-95, 2008.



Sobre a avaliação nutricional como método de estudo, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):



( ) Geovana estava analisando os resultados de alguns pacientes e observou que a maioria dos pacientes apresentavam deficiência de vitamina D. A vitamina D pode ser considerada como técnica padrão-ouro.

( ) Uma das vantagens da utilização das dobras cutâneas é porque é um bom marcador que estima a gordura subcutânea.

( ) Um dos objetivos nos estudos epidemiológicos, relacionados aos marcadores antropométricos, é estudar o processo de crescimento e desenvolvimento, de acordo com a faixa etária e /ou sexo.

( ) Camila avaliou a sua paciente e utilizou os seguintes indicadores: perímetro do braço e da panturrilha, pregas cutâneas, Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional e ganho ponderal gestacional. Podemos concluir que esses indicadores são inerentes ao marcador de composição corporal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma:
a.
V - V - F - V.

b.
F - V - V - F. Correto

c.
F - V - F - F.

d.
V - F - V - F.

e.
V - F - F - V.

Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A década de 90 foi caracterizada pela aplicação de novos métodos de avaliação nutricional como, por exemplo, a bioimpedância elétrica nos pacientes com doença renal crônica (DRC) . Além disso, um dos grandes marcos desta década foi a identificação do importante papel da 9 inflamação na fisiopatogenia da desnutrição na DRC .

Cuppari, L., & Kamimura, M. A. Avaliação nutricional na doença renal crônica: desafios na prática clínica. J Bras Nefrol, 31(Supl 1), 28-35, 2009.



Geovana está avaliando crianças na região da Etiópia. Pode observar que muitas estavam com peso, estatura e perímetro cefálico abaixo do exigido.

Qual foi o marcador utilizado nessa avaliação nutricional?

Escolha uma:
a.
Marcadores bioquímicos.

b.
Marcadores de bioimpedânica.

c.
Marcadores antropométricos. Correto

d.
Marcadores de densiometria.

e.
Marcadores de composição corporal.


Considerando a complexidade na obtenção de medidas válidas da ingestão alimentar em estudos epidemiológicos, muito se tem investido na adequação de instrumentos. Várias metodologias têm sido propostas a fim de corrigir as possíveis variações e erros provenientes desse método, permitindo assim alcançar sua adequação.

Lopes, A.C.S. Ingestão alimentar em estudos epidemiológicos. Revista Brasileira de Epidemiologia. 6: 209-219. 2003.



Camila é nutricionista há dois anos e trabalha em seu consultório e também no hospital municipal de sua cidade. Bastante conhecida em sua cidade por ser ótima profissional. Ao atender o paciente Francisco, verificou que seria necessário fazer uma avaliação da ingestão energética total e a ingestão de macronutrientes.



Sobre a ingestão alimentar como objeto de estudo, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):



( ) Camila, ao avaliar a ingestão energética total do paciente deve-se levar em consideração o valor médio de ingestão de nutrientes que vem do consumo de alimentos para a manutenção do balanço energético de acordo com a idade, o sexo, o peso, a altura e atividade física do indivíduo.

( ) O peso corporal é considerado um marcador químico do equilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico.

( ) Camila ao analisar a ingestão de macronutrientes de seu paciente é recomendado o uso das DRIs (Dietary Reference Intakes), que são um conjunto de três valores de referência que correspondem estimativa quantitativa de ingestão de nutrientes.

( ) Um dos valores para analisar a ingestão de macronutrientes é o EAR, a estimativa de requerimento médio, ou seja o valor de ingestão diária estimado para satisfazer a necessidade de 50% dos indivíduos de determinada faixa etária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolha uma:
a.
V - F - F - V. Correto

b.
V - V - F - V.

c.
F - F - V - F.

d.
F - F - V - V.

e.
V - V - V - F.

Respostas

respondido por: Anônimo
10

na minha opinião devia ser a letra "C" mais e à "D:

respondido por: siqueiracarina95
1

Primeira questão: Em relação à avaliação nutricional como método de estudo, a sequência correta é: F, V, V, F

Letra B

Segunda questão: O peso, estatura e perímetro encefálico fazem parte dos marcadores antropométricos.

Letra C

Terceira questão: Em relação à ingestão alimentar, a sequência correta é: V, F, F, V

Letra A

Avaliação Nutricional

Primeira questão:

A vitamina D não é considerada uma técnica padrão ouro, até porque grande parte da população possui algum grau de deficiência dessa vitamina.

Perímetro do braço e da panturrilha, pregas cutâneas, Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional e ganho ponderal gestacional são bons indicadores da composição corporal.

Segunda questão:

Peso, estatura e perímetro cefálico são classificados como marcadores antropométricos, pois através dessas medidas é possível medir o corpo.

Terceira questão:

O peso corporal é um marcador antropométrico.

A melhor técnica para estimar a ingestão de macronutrientes é utilizando a EAR.

Saiba mais sobre a avaliação nutricional em: https://brainly.com.br/tarefa/36647332

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares