O Pew Research, organização especializada em pesquisas, fez uma análise da trajetória e do perfil dos profissionais que atuam nos setores de ciências, tecnologia, engenharia e matemática nos Estados Unidos. As áreas se mostraram em bastante crescimento, porém é nítido observar que a diversidade continua a ser um desafio, pois a pesquisa mostra que 50% dos empregos de exatas são ocupados por mulheres, mas a maioria em áreas relacionadas a saúde. Em computação, elas são apenas 25% da força de trabalho, e 50% das mulheres relataram já ter sofrido algum tipo de discriminação por gênero.
VITORIO, T. Cadê a diversidade? Você RH, São Paulo, ano 11, n. 2, p. 12, fev./mar. 2018.
Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:
I. A discriminação é o tratamento desigual e injusto dispensado a alguém, baseado em esteriótipos, em que se generalizam características a essa pessoa pelo simples fato de pertencer a um certo grupo. Nesses grupos, existem diferenças bem complexas, mas que podem ser agrupadas em três dimensões: a demográfica, a psicológica e a organizacional.
PORQUE
II. Toda essa dimensão da diversidade pode apresentar diversas oportunidades e desafios para os Gestores de Recursos Humanos, pois não cabe mais, nas empresas, aquele olhar preconceituoso, que determina a exclusão de algumas pessoas devido as suas diferenças, visto que isso acarretará prejuízos à empresa e às pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
4
Alternativa 3:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I apresenta uma definição correta a respeito do conceito de discriminação, o qual pode ser classificado em três: dimensões: a demográfica, a psicológica e a organizacional.
Todavia, embora a asserção II esteja também correta,não justifica ou explica as dimensões de forma detalhada, apenas aponta para o fato de que é papel dos gestores de Recursos Humanos a redução de ações preconceituosas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás