“A correspondência biunívoca resume-se numa operação de ‘fazer corresponder’. Pode-se dizer que a contagem se realiza fazendo corresponder a cada objeto da coleção (conjunto), um número que pertence à sucessão natural: 1,2,3...”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL MATEMÁTICA. História das letras. . Acesso em 11 mar. 2017.
Considerando a afirmativa apresentada e os conteúdos do livro-base Geometria Eucliana sobre medição de segmentos e correspondência biunívoca, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I. ( ) Os pontos de uma reta sempre podem ser colocados em correspondência biunívoca com os números reais, de maneira que a diferença entre esses números resulte na distância entre os pontos correspondentes.
II. ( ) Os pontos de uma reta não podem ser colocados em correspondência biunívoca com os números reais, afinal, a diferença entre esses números não resulta na distância entre os pontos correspondentes.
III. ( ) O número correspondente a um ponto da reta é a coordenada desse ponto.
IV. ( ) O número correspondente a um ponto da reta é a ordenada desse ponto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V
–
F
–
V
–
V
B
F
–
V
–
V
–
F
C
V
–
F
–
F
–
V
D
F
–
V
–
F
–
V
E
V
–
F
–
V
–
F
Respostas
respondido por:
3
e) V – F – V – F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A correspondência biunívoca é possível devido a diferença entre os números e da distância entre os pontos correspondentes.
II – Falsa. É possível que os pontos de uma reta sejam colocados em correspondência biunívoca com os números reais, conforme explicado na afirmativa anterior.
III – Verdadeira. A coordenada desse ponto é o número que corresponde a um ponto da reta.
IV – Falsa. Conforme dito na afirmativa anterior, o número que corresponde a um ponto da reta, na verdade, é a coordenada desse ponto.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás