"Isso pode confundir, pois para compreender o desenvolvimento humano, é necessário ter como base o comportamento independentemente da fase a ser analisada, se na infância, na adolescência ou na idade adulta".
No seu ponto de vista, qual destas afirmações estão corretas?
O desenvolvimento é governado por um padrão inato no nascimento ou ele é moldado pelas experiências posteriores a ele?
Com base na imagem abaixo e na sua reflexão (crença), desenvolva uma resenha onde você defende uma das afirmativas. Caso opte pelas duas, crie um argumento para defender a sua ideia.
Respostas
"O desenvolvimento é governado por um padrão inato no nascimento" ou "ele é moldado pelas experiências posteriores a ele".
Para se pensar o desenvolvimento humano, seja por uma perspectiva Psicossexual, Cognitiva ou Comportamental, deve-se considerar os fatores inatos e aprendidos, em conjunto.
Fatores inatos podem vir a interferir no desenvolvimento humano, como muito acontece em predisposições a patologias (como esquizofrenia e demências), mas são menos determinantes do que o contexto e as experiências advindas deste. Quando se trata do comportamento humano no mundo, deve-se considerar que o indivíduo nasce como uma tabula rasa (página em branco), sem conteúdos e apto a aprender durante cada vivência (PAPALIA et.al, 2013) - e nesse aspecto, os elementos inatos são apenas complementares.
O que determina o comportamento humano, seja em questões morais, éticas, intelectuais ou culturais é o contexto em que se está inserido e a forma com que se age e reage a este. Quando se trata do desenvolvimento físico, diversas variáveis do contexto devem ser consideradas, como alimentação, prática de exercício físico e outros. Para maior clarificação, cito dois exemplos.
- Se dois irmãos gêmeos forem separados após o nascimento, e depois disso passem por histórias de vida diferentes, a forma com que vão se desenvolver será diretamente proporcional aos contextos em que estão ou estiveram. Por exemplo, se um tiver melhor nutrição que o outro, muito provavelmente seu desenvolvimento físico será melhor. O mesmo vale ao acesso a educação, pois onde se tem melhores estimulações são maiores os aprendizados.
- Papalia (2006) cita o caso de um garoto que viveu seus anos iniciais apenas entre animais, sem ter nenhum contato com a civilização. Nesse caso, mesmo o garoto tendo predisposições inatas para socialização e aprendizado com outros humanos, a falta de um contexto com estimulações fez com que suas capacidades sociais fossem desenvolvidas de forma muito inadequada e insuficientes para a vida em sociedade, principalmente pela dificuldade no aprendizado da linguagem falada. Esse caso demonstra a grande importância do contexto no desenvolvimento humano.
REFERÊNCIAS
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D.; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. Tradução de Carla Filomena Marques Pinto Vercesi, et al. 12ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 800.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Tradução de Daniel Bueno, et al. 8ª. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006. p. 888.
Resposta: Espera-se que você seja capaz de relatar o seu ponto de vista argumentando, de forma reflexiva, o posicionamento que toma em relação ao conceito de desenvolvimento. Podemos pensar que o desenvolvimento é definido por padrões inatos e/ou moldado por experiências. Dependerá da sua reflexão sobre o conteúdo estudado nesta Unidade de Aprendizagem.
Explicação: