Com base no exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I: No período Colonial verificou-se a presença da Pedagogia Tradicional, a qual tinha o aluno como o centro do processo e a criticidade do sujeito como prioridade.
II: No período do Estado Novo notou-se a presença da Pedagogia da Escola Nova, de modo que a punição é o centro do processo de ensino e aprendizagem, desconsiderando o interesse da criança.
III: No período da Ditatura observou-se a presença da Pedagogia Tecnicista, sendo assim o aluno tinha uma postura passiva no processo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)III, apenas.
d)I e II, apenas.
e)I, II e III.
"A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições"
Dentre as tendências que compõem o grupo da perspectiva liberal, encontra-se a Tradicional. Considerando as especificidades dessa tendência, avalie as afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Na Pedagogia Tradicional a escola tem o papel de transmitir os saberes acumulados historicamente.
( ) Na Pedagogia Tradicional a metodologia se dava por meio de aulas expositivas e exercícios de fixação.
( ) Na Pedagogia Tradicional o professor é compreendido como o detentor do conhecimento.
a)F-F-V.
b)V-F-F.
c)F-V-F.
d)V-V-V.
e)F-F-F.
"O termo "progressista", emprestado de Snyders10, é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente a pedagogia progressista, não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais" (LIBÂNEO, p. 1982).
Com base no exposto e considerando a finalidade das tendências de cunho progressistas, analise as afirmativas a seguir:
I: Na tendência Libertadora, a educação é discutida a partir de temas sociais e políticos.
II: Na tendência Crítico-Social dos Conteúdos a escola possui um papel social, de modo que os saberes devem auxiliar na formação de sujeitos ativos.
III: Na tendência Libertária, a finalidade é a liberdade do sujeito, desconsiderando o papel da escola e das organizações sociais para debater as necessidades do grupo.
a)I, apenas.
b)I e II, apenas.
c)III, apenas.
d)
I, II e III.
e)II, apenas.
Luciano é professor de uma escola de educação básica e está realizando um curso de formação continuada, cuja temática de estudos é a Didática. A primeira aula teve como pauta de debate as tendências pedagógicas, sendo assim a professora Vera, que é responsável pelo curso, solicitou uma tarefa para o grupo de professores. A atividade dada para Luciano foi relatar para o grupo o papel do aluno na tendência tecnicista. Com base em seus estudos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que Luciano deverá relatar sobre o papel do aluno na tendência tecnicista
a)O aluno deve cumprir as atividades, ser obediente e fazer exercício de forma repetitiva.
b)O aluno é livre para escolher as atividades que julgar pertinente, com a mediação do professor.
c)O aluno é compreendido como sujeito da aprendizagem, tendo a liberdade de expressar seu ponto de vista sobre o conhecimento.
d)O aluno possui o compromisso de se apropriar do conhecimento para transformar sua realidade.
e)O aluno deve estar engajado em movimentos sociais de luta contra as desigualdades e articular essa prática com seus estudos.
5
A Didática deve ser analisada de forma minuciosa, visto que oportuniza elementos para compreender como deve ser organizado o processo de ensino e aprendizagem. Ela propicia reflexões sobre as diferentes perspectivas que respaldam o trabalho na educação. Considerando as diferentes concepções de Didática, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Na Grécia Antiga a concepção era com base nas mitologias e exigia uma perspectiva de dominação, instrução e punição.
( ) No Século XVII a concepção era subsidiada pelos ideias de Comênio, configurando a primeira grande revolução da Didática.
( ) No século XXI a concepção é sobre a vinculação entre teoria e prática, a qual necessita atender a perspectiva multidimensional do processo de ensino e aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas:
a)
F-F-F.
b)
V-V-V.
c)
V-F-F.
d)
F-V-V.
e)
F-V-F.
Respostas
Resposta:Ao considerar que a Psicologia é uma ciência em que muitas orientações teóricas e leituras de homem são possíveis, e ainda, que há dentro da psicologia uma grande variedade de contextos de atuação do psicólogo, o que exige dele diferentes posturas de acordo com as necessidades específicas, certamente diferentes processos avaliativos são necessários. É compreensível que, de tal subdivisão, decorram diferentes estilos e posturas profissionais e essas diferenças podem trazer contribuições para a área, à medida que estimulam reflexões, discussões e críticas; acredita-se, desta forma, que o resultado disto seja positivo e gere o desenvolvimento. No entanto, destaca-se que ainda são presentes os questionamentos acerca da necessidade, ou não, da realização da avaliação psicológica em determinadas áreas de atuação profissional, sendo esta uma importante batalha a ser vencida, haja vista os inúmeros benefícios que a avaliação pode trazer a seus diversos campos de inserção, tais como escolas, hospitais, empresas, entre outros. Isto porque a avaliação de uma maneira geral, seja ela psicológica, ou não, é de extrema relevância para a tomada de decisões, ou seja, a avaliação serve para orientar uma ação mais segura e adequada do psicólogo no seu trabalho.
Explicação: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.