Respostas
A massa é a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (kg.). O conceito, que deriva do termo latim massa, também permite fazer referência à mistura de farinha com água ou outro líquido, da qual resulta um todo espesso, tenro e consistente (uma pasta).
Por outro lado, dá-se o nome de massa à uma classe de alimentos, que é um preparado à base de sêmola de trigo, com várias formas e tamanhos, que geralmente se coze em água a ferver (o esparguete ou o macarrão, por exemplo), muito típico na gastronomia italiana. Curiosamente, a Itália tem uma comuna chamada Massa, localizada na província de Massa-Carrara. Citaremos, a título de exemplo, em termos de culinária, a massa de fartos (preparada ao lume com farinha, água ou leite, gordura e ovos), a massa folhada (à base de farinha de trigo, estendida com rolo que, depois de cozida, adquire a aparência de lâminas finas) e a massa tenra (depois de estendida com um rolo, serve de base para pastéis).
Relativamente à magnitude física, a noção de massa surge a partir da confluência de duas leis: a Lei da Gravitação Universal e a Segunda Lei de Newton. De acordo com a gravitação universal, a atracção entre dois corpos é proporcional ao produto de duas constantes (a chamada massa gravitacional), pelo que a massa gravitacional é uma propriedade da matéria em virtude da qual dois corpos se atraem.
No caso da Segunda Lei de Newton, a força aplicada sobre um corpo é directamente proporcional à aceleração que sofre.
De acordo com a Organização Internacional de Metrologia Legal, a massa convencional de um corpo é igual à massa de um padrão de densidade igual a 8000 kg/m3, que equilibra no ar o respectivo corpo em condições convencionalmente escolhidas (temperatura do ar igual a 20ºC e densidade do ar igual a 0,0012 g/cm3).
Por fim, na anatomia, a massa cinzenta designa a região do sistema nervoso.