Leia o fragmento do livro O corsário Negro:
Ao verem que o solo era fértil, e os habitantes, dóceis, os corsários se estabeleceram ali em paz, dividindo fraternalmente aquele pedaço de terra e fundando duas pequenas colônias. Durante cinco anos, aqueles poucos homens viveram tranquilos, cultivando a terra, renunciando para sempre ao mar quando, em um dia terrível, uma esquadra espanhola apareceu inesperadamente, destruindo boa parte das colônias, junto com as residências, pois os espanhóis consideravam todas as ilhas do golfo do México como suas propriedades absolutas.
Alguns daqueles colonos escaparam da raiva espanhola e conseguiram se salvar, indo se estabelecer em outra ilhota chamada Tortuga (Tartaruga), porque se parece um pouco com aquele réptil quando vista de certa distância, e que fica ao norte de São Domingos, quase em frente a península de Samaria, sendo dotada de um cômodo porto, fácil de ser defendido.
Aqueles poucos corsários foram os criadores daquela raça assustadora dos flibusteiros que deveria, em breve, espantar o mundo inteiro com as suas façanhas extraordinárias e inacreditáveis.
Enquanto alguns deles se dedicavam ao cultivo do tabaco, que era de uma qualidade excelente naquele solo virgem, os outros, ansiosos por se vingarem da destruição das duas pequenas colônias, começaram a praticar a pirataria no mar e a prejudicar os espanhóis embarcados em simples botes.
Neste trecho, o narrador
(A)diferencia os corsários, que eram trabalhadores pacíficos, dos flibusteiros, terríveis piratas que atacavam os espanhóis, proprietários das colônias.
(B)salienta a ilegalidade das ações dos flibusteiros, piratas terríveis que atacavam injustamente os legítimos proprietários das ilhas.
(C)condena os corsários agricultores, e elogia os flibusteiros que sustentavam uma guerra implacável contra os espanhóis e os moradores de Tortuga.
(D)realça a coragem e a audácia dos corsários, justificando as ações deles como resposta aos ataques dos espanhóis às suas colônias.
Respostas
respondido por:
2
A é falsa. O trecho aponta que ambos possuem a mesma origem e representam duas facetas do mesmo povo: os mesmos que cultivavam o tabaco atacam os navios.
B é falsa, uma vez que não é feita, no texto, nenhuma menção ao caráter ilegal da ação destes sujeitos.
C é falsa. Quem habitava a ilha de Tortuga não eram os espanhóis, mas os flibusteiros, e o texto não condena os agricultores por suas atitudes.
D é verdadeira. Realça a sua audácia e coragem ao atacar uma força militar maior e justifica as suas ações como uma espécie de "resposta" contra a injustiça que os espanhóis os haviam imposto.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás