Um produtor de Suínos, perdeu seu reprodutor de forma repentina. O animal possuia 7 anos, nasceu na granja desse produtor e nunca teve contato com outros animais a não ser os próprios da granja. O produtor sempre seguiu normas sanitárias adequadamente, e os animais novos introduzidos na granja passavam pelo período de quarentena. O reprodutor nunca apresentou doença ou qualquer sinal clínico, porém na noite anterior o animal estava apático e veio a óbito no dia seguinte. O veterinário responsável pela granja realizou necropsia no animal, onde apresentou alteração na coloração pulmonar (pulmão enegrecido) e nenhuma alteração a mais. Observe a imagem tirada do pulmão e analise as afirmativas.
antracose
I) Devido a lesão pulmonar e coloração enegrecida, morte repentina podemos afirmar que o animal apresentava tuberculose, doença infectocontagiosa provocada pelo Mycobacterium tuberculosis. O proprietário deve realizar quarentena, exame para confirmação da doença nos demais animais, e eliminação dos animais positivos.
II) As lesões são compatíveis com antracose, comum em animais que vivem em contato com poluição (minas de carvão e grandes centros urbanos). O proprietário deve investigar possíveis locais de emissão de poluentes próximo a granja.
III) A antracose ocorre devido a inalação contínua de poluente, como pó de carvão, não provocando sinais clínicos podendo passar despercebido ao produtor. Os macrófagos fagocitam as partículas de poluição, promovendo lesões intersticiais e levando a fibrose do tecido.
IV) Os animais pets (cães e gatos) também podem apresentar antracose, sem sinais clínicos, principalmente se habitarem grandes centros urbanos ou conviverem com proprietários fumantes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Somente a II está correta.
b. Somente a I está correta.
c. Somente a II, III e IV estão corretas. Correto
d. Somente a I e II estão corretas.
e. Somente a III está correta.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
c. Somente a II, III e IV estão corretas. Correto
Explicação:
INCORRETA - I) Devido a lesão pulmonar e coloração enegrecida, morte repentina podemos afirmar que o animal apresentava tuberculose, doença infectocontagiosa provocada pelo Mycobacterium tuberculosis. O proprietário deve realizar quarentena, exame para confirmação da doença nos demais animais, e eliminação dos animais positivos.
Porque: O pulmão acometido por tuberculose apresenta múltiplos nódulos
brancacentos caseosos.
respondido por:
4
Resposta:
II, III e IV . CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás