Respostas
Olá,
Resumo
A história de Diogo Azevedo, o protagonista de Atrás do Paraíso, é traçado um paralelo á descoberta do Brasil com informações baseadas em pesquisas feita pelo autor, em que mostra a época das conquistas marítimas e mercantilistas.
Em Lisboa, no ano de 1500, após a morte de sua mãe, Diogo Azevedo decidd vender tudo o que tinha e embarcar numa aventura atrás do paraíso, que, acredita ele estar localizado em um lugar distante da Europa. Provavelmente no calor dos trópicos, banhado de Sol, onde a vida é uma festa interminável.
Porém, isso não será fácil, chamado de louco e acusado de blasfêmia entre outros crimes, ele é obrigado a enfrentar o tribunal de aquisição. Cheio de aventuras, humor e criatividade, o livro conta como Diogo enfrentou a todos, conseguiu um barco e, com poucos suprimentos, enfrentou tempestades, raios, tubarões, entre outros perigos do mar até atracar em uma praia que ele acredita ser o paraíso.
E ao final dessa aventura podemos nos perguntar: o paraíso, a felicidade completa e a utopia de viver em harmonia realmente existem? Ou será que o paraíso fica apenas em nossos pensamentos, na força do nosso pensamento, na força do desejo de ser feliz?
Resposta:
Início do século XVI, Lisboa. Com a morte da mãe viúva, o jovem Diogo Azevedo decide ir para o Paraíso Bíblico, que acredita ser nas terras recém-descobertas por Pedro Álvares Cabral, onde as aves falam e as pessoas vivem na natureza, e nuas, e em se plantando tudo dá. Sábios, mapas e livros o fazem acreditar que existe mesmo um paraíso físico na Terra, que serviu de inspiração para o Gênesis. Mas para realizar seu sonho terá de passar inúmeras provações em Portugal, incluindo enfrentar intrigas políticas e um tribunal de inquisição. Perseguido por todos, acabará atravessando o Atlântico remando, sozinho em um barco, na companhia apenas de um papagaio desbocado chamado Bartolomeu.
Diogo finalmente chegará a uma praia brasileira, onde a princípio sente-se mesmo no Paraíso e vive todos os seus desejos de felicidade. Mas o leitor se surpreenderá com o desfecho dessa jornada alucinada.
Editora José Olympio,1995