Respostas
Resposta:
No período de 1904-1905, ocorreu a Guerra Russo-Japonesa, guerra de interesse imperialista pelo controle da Coreia e da Manchúria, que terminou com a derrota do czar e de seu plano expansionista favorecendo a oposição. Em 22 de janeiro de 1905, ocorreu uma manifestação popular pacífica em frente ao palácio de inverno de Nicolau II que foi reprimida com violência.
Os manifestantes tinham como objetivo entrevistar o czar, contar-lhe suas reclamações e, mesmo cantando o hino da fidelidade (Deus salve o czar) ao governo, centenas de manifestantes foram dizimados. Este episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento e provocou uma série de protestos culminando em greve geral de trabalhadores e na rebelião dos marinheiros do Encouraçado Potemkin.
O Encouraçado Potemkin era esquadra russa do mar Negro que se manifestou contra a autocracia czarista, exigindo reformas políticas. Foi o aviso ao czar de que até as Forças Armadas poderiam deixá-lo.
Essa revolta foi ano mais tarde (1925), filmada pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, que tratou de modo irônico o posicionamento político e as técnicas empregadas, causando ao cinema soviético uma autenticidade revolucionária, dando-lhe nova forma e sendo um marco na história dessa arte.