O desenvolvimento econômico, regra geral, quando vinculado ao desenvolvimento da própria constituição social, envolvendo aspectos também culturais, resulta em mudanças significativas no cenário da Administração Pública brasileira.
A respeito das primeiras crises e as reformas do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Pode-se considerar que no período que compreende a proclamação da república (1889) até o início do governo de Getúlio Vargas (1930), o Brasil já usufruía de uma Administração Pública organizada e eficiente.
b)
Desde o primeiro modelo de administração pública adotado no Brasil, o patrimonialismo, já se tinha como objetivo central o atendimento aos interesses sociais da população em geral em detrimento do interesse da burguesia
c)
Por volta de 1920, o Brasil presenciava o aparecimento das primeiras indústrias nacionais básicas e das primeiras organizações de grande porte vindas do exterior. O que implicaram na diminuição das demandas sociais, visto que as organizações privadas passaram a supri-las.
d)
Pode-se afirmar que a modernização da máquina administrativa promovida pelo governo Vargas se deu por diversos motivos, dentre eles, a nítida falta de qualificação técnica dos funcionários públicos, a acentuada crise econômica de 1929, e a difusão da teoria keynesiana que pregava a intervenção do Estado na economia.
e)
De maneira geral, a modernização da máquina administrativa se inspirou no modelo proposto por Ford – o fordismo – o qual tinha como intenção otimizar a produção e oferta de serviços em massa à população.
2)
Conforme os estudos de Philippe Ariès sobre a concepção de infância na Idade Média, é CORRETO afirmar:
Alternativas:
a)
Havia preocupação com a proteção integral e o desenvolvimento das crianças conforme as particularidades dessa faixa etária.
b)
As crianças possuíam vestimentas próprias e brinquedos e brincadeiras adequadas à sua idade.
c)
O sentimento de infância começou a desaparecer, pois estas tiveram que abandonar suas brincadeiras para ingressarem no mundo adulto.
d)
A infância não era uma categoria socialmente reconhecida, pois as crianças se confundiam com as demais pessoas nas tarefas adultas.
e)
As crianças eram protegidas e exerciam funções de acordo com o seu desenvolvimento
3)
De acordo com a "História social da criança e da família", de Philippe Ariés, analise as afirmativas a seguir.
I. Até por volta do século XII, a arte desconhecia a infância ou não tentava representá-la, donde se conclui que a descoberta da infância começou no século XIII e se desenvolveu no início da modernidade.
II. A evolução da instituição escolar está ligada ao crescimento paralelo do sentimento de infância.
III. A criança era vista com indiferença em função da valorização da disciplina e da preocupação com a higiene.
Estão corretas somente a assertivas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
I, II e III
d)
I e III
e)
Todas as assertivas são corretas
4)
O jogo sobre os processos empáticos é relativamente recente, sendo que as primeiras pesquisas científicas conhecidas sobre empatia foram feitas a partir da segunda metade do século XX, embora esse conceito já existisse pelo menos desde o início do século XX. A empatia significa:
Alternativas:
a)
ter a capacidade de demonstrar a simpatia para com o outro.
b)
ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro.
c)
ter a capacidade de promover o feedback para o outro.
d)
ter a capacidade de demonstrar a antipatia para com o outro
e)
as alternativas a e c estão corretas.
5)
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 255povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. Considere as afirmações abaixo sobre a questão indígena no Brasil:
I – São índios somente aqueles sujeitos que vivem em aldeias isoladas em áreas de matas e florestas, pois o que define uma pessoa como indígena é o modo de vida selvagem.
II - "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.
III – No Brasil podemos classificar como índio, qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. Dessa forma, trata-se de um processo de auto identificação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III
d)
Somente a afirmação I está correta
e)
Somente a afirmação III está correta.
Respostas
a alternativa a)estar correta
1 – d) Pode-se afirmar que a modernização da máquina administrativa promovida pelo governo Vargas se deu por diversos motivos, dentre eles, a nítida falta de qualificação técnica dos funcionários públicos, a acentuada crise econômica de 1929, e a difusão da teoria keynesiana que pregava a intervenção do Estado na economia.
Quando ocorreu a modernização da máquina administrativa do Estado brasileiro na época do governo Vargas ocorreram também diversas crises e reformas.
2 – d) A infância não era uma categoria socialmente reconhecida, pois as crianças se confundiam com as demais pessoas nas tarefas adultas.
A fase da infância não tinha reconhecimento como categoria social, pois a maioria das crianças da época já faziam tarefas de adultas.
3 – a) I e II.
A arte até o século XII não se atentava ara a representação da criança. Além disso, a evolução da instituição escolar se relaciona com o crescimento paralelo do sentimento de infância.
4 – b) ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro.
A empatia consiste em o indivíduo ser capaz de colocar-se no lugar de outrem. O conceito de empatia teve origem no início do século XX.
5 – c) Estão corretas as afirmações II e III.
As comunidades indígenas são aquelas que possuem laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas. No Brasil, a classificação de índio consiste em um processo de auto identificação.
Bons estudos!