As regras sociais e econômicas constitutivas ou subjacentes fazem ser essencial que os currículos centrados em disciplinas sejam ensinados e que o status de alto nível seja dado ao conhecimento técnico. Isso ocorre em grande parte pela função seletiva do ensino. Desse modo, é mais fácil estratificar os indivíduos de acordo com “critérios acadêmicos” quando se usa o conhecimento técnico. Tal estratificação ou agrupamento é, em parte, importante, pois nem todos os indivíduos são vistos como detentores da capacidade de contribuir para a geração da forma exigida de conhecimento. Assim, segundo Michel Apple, o conteúdo cultural (conhecimento legítimo ou de alto status) é utilizado como:
a) Um método de formar trabalhadores intelectualizados com senso crítico.
b) Um mecanismo ou filtro para a promoção de todos os estudantes.
c) Uma maneira de promover a igualdade entre os profissionais do futuro.
d) Um mecanismo ou filtro para a estratificação econômica.
e) Um método de formar uma classe de cientistas.
Respostas
Resposta:
D) Um mecanismo ou filtro para a estratificação econômica.
RESPOSTA CORRETA
Michel Apple argumenta que a escola reproduz de forma sutil as desigualdades econômicas vigentes.
A alternativa D se apresenta como correta. A teoria de Michel Apple notou que as políticas educacionais devem ser introduzidas com foco no desenvolvimento cultural, assim como ter objetivos econômicos e valores, priorizando a diversidade.
Como esse modelo privilegia o aluno?
O projeto educacional segundo o autor deve ter como base o desenvolvimento qualitativo, desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivo.
Mais sobre o projeto de educação inclusivo:
https://brainly.com.br/tarefa/24219222