• Matéria: Saúde
  • Autor: priig
  • Perguntado 7 anos atrás

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma das cobras mais venenosas do continente africano. O veneno da mamba negra contém duas toxinas diferentes. A primeira é uma neurotoxina que afeta o sistema nervoso central no corpo. A neurotoxina ocorre nas fases iniciais da mordida resultando em formigamento e alterações do controle muscular no corpo. Inicialmente se expressa com a queda das pálpebras. Mais tarde, os espasmos musculares começam. No final, a neurotoxina no veneno irá paralisar alguém que foi mordido. A cardiotoxina afeta o sistema cardiovascular do corpo, que passa a apresentar batimentos cardíacos irregulares após o ataque inicial e, eventualmente, resulta na insuficiência cardíaca. A quantidade de tempo necessário para que isto aconteça depende de fatores tais como a quantidade de veneno de cobra entregue e o tamanho da vítima. Considerando que uma pessoa leve a picada da cobra e não morra, DESCREVA quais os mediadores inflamatórios e componentes do sistema complemento serão ativados neste processo.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Em se tratando de uma picada de cobra, observa-se a presença de um veneno ofídico, o que gera a ativação e liberação de mediadores inflamatórios (plasmáticos e celulares).

Dentre os plasmáticos, temos a liberação de proteínas do sistema complemento, ao passo que os celulares envolvem histaminas, prostaglandias, leucotrienos, citoquinas, que promoverão a inflamação recrutamento de células de defesa para o combate ao veneno.

Perguntas similares