• Matéria: Pedagogia
  • Autor: clejack
  • Perguntado 7 anos atrás

Os trechos a seguir foram extraídos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), em seu capítulo " Breve histórico do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes". Note que algumas palavras foram propositadamente retiradas, sendo inseridas lacunas em seus lugares, cada qual com um número: "Nos anos 80 a análise do processo educacional passou a ter como tônica o processo de ___1_____ do conhecimento científico pelo aluno.Correntes da psicologia demonstraram a existência de conceitos intuitivos, espontâneos, alternativos ou pré-concepções acerca dos fenômenos naturais. Noções que não eram consideradas no processo de ensino e aprendizagem e são centrais nas tendências ______2_______." p. 21 "São dois seus pressupostos básicos: a aprendizagem provém do envolvimento ativo do aluno com a _____3______ do conhecimento e as idéias __4____ dos alunos têm papel fundamental no processo de aprendizagem, que só é possível embasada naquilo que ele já sabe. Tais pressupostos não foram desconsiderados em currículos oficiais recentes. p. 21 A única sequência correta de palavras que dão sentido correto aos trechos acima são, respectivamente (ou seja, na sequência de 1 a 4 das lacunas): A. construção, construtivista, construção, prévias. B. construção, construtivista, importância social, corretas. C. construção, construtivista, importância social, políticas. D. construção, construtivista, redescoberta, históricas. E. hipóteses, letramento científico, história, precisas.


clejack: resposta:A. construção, construtivista, construção, prévias

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

A. construção, construtivista, construção, prévias.

A partir da década de 80, surge a educação construtivista, de forma a romper com todo o modelo tradicional de ensino, o qual se baseava na educação bancária de Paulo Freire, em que os educadores simplesmente depositavam o conhecimento sobre os alunos, que atuavam de forma passiva.

Dessa forma, a educação construtivista procura dar protagonismo e autonomia aos estudantes, os quais passam a se desenvolver de forma crítica e reflexiva.

Perguntas similares