• Matéria: Português
  • Autor: Xticia
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso de uma redação com o tema: terapia com eletrochoque

Respostas

respondido por: eduardosalvadortecha
0

Resposta:

Nos últimos dias, um documento publicado no site do Ministério da Saúde despertou o receio de um retrocesso na política construída pelo país nas últimas décadas. Tamanha a polêmica, o texto foi retirado do ar. O ministro Luiz Henrique Mandetta veio depois afirmar que o documento está em discussão e poderá ter alguns tópicos alterados.

A “nota técnica” apresentava propostas de modificações nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental. Entre os pontos de maior controvérsia consta a proposta de financiamento, por parte do ministério, de aparelhos de eletroconvulsoterapia (ECT), voltados “para o tratamento de pacientes que apresentam determinados transtornos mentais graves e refratários a outras abordagens terapêuticas”.

Nas redes sociais, a informação circulou como se o governo estivesse reinserindo o tratamento com choques elétricos – rejeitados por Nise no meio do século passado – no atendimento de saúde mental no país. A DW Brasil ouviu dois especialistas em torno da discussão para entender o que está em jogo

á na visão do psiquiatra Paulo Amarante, uma das principais referências do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica, não há evidências científicas suficientes sobre os efeitos colaterais do uso da ECT. Ele teme ainda um mau uso desse instrumento, uma vez que costumava ser utilizado como “castigo” a alguns pacientes no passado.

“O mecanismo de ação da ECT não é conhecido. Há dezenas de teorias, mas nenhuma é consensual. Só o que se sabe é que o tratamento provoca convulsão, uma grave agressão ao sistema nervoso”, afirma Amarante, pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Fiocruz e presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).

“A sensação de letargia ou torpor gerada pela convulsão provoca uma melhora do quadro de agitação, mas a psicose não se reduz a isso. Portanto, em hipótese alguma, é um tratamento para ela”

Explicação:

é bem curta pois estou sem tempo para elaborar uma melhor

Perguntas similares