"A cardiopatia congênita é uma malformação anatômica grosseira do coração ou dos grandes vasos intratorácicos, que apresenta real ou potencial importância funcional. As malformações cardíacas congênitas tem amplo espectro clínico, compreendendo desde defeitos que evoluem de forma assintomática até aqueles que determinam sintomas importantes e alta taxa de mortalidade." RIVERA et al. Cardiopatia congênita no recém-nascido. Arq Bras Cardiol. 2007;89(1):6-10. Tomando como referência a cardiopatia congênita, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A abordagem fisioterapêutica nas cardiopatias congênitas visa tanto o período pré quanto pós-operatório de correção das malformações, além da abordagem da mecânica respiratória das crianças, visto que elas frequentemente desenvolvem alterações das condições respiratórias, além da própria cirurgia cardíaca levar a complicações pulmonares.
Respostas
Restante da questão.
( ) A fisioterapia nas cardiopatias congênitas tem como objetivo a reexpansão pulmonar, desobstrução das vias aéreas, redução do risco de complicações pulmonares, como acúmulo de secreções, atelectasias e pneumonias, bem como manter a ventilação pulmonar adequada.
( ) No período pré-operatório da cirurgia de cardiopatia podem-se realizar técnicas de desobstrução ou reexpansão pulmonar e fortalecimento abdominal. Já no período pós-operatório podem ser executadas técnicas de hiperinsuflação manual, manobras de reexpansão pulmonar, drenagem postural, estímulo da tosse, mobilização da caixa torácica e Aceleração do Fluxo expiratório (AFE).
( ) Caso sejam observadas complicações pós-operatório como a atelectasia, o fisioterapeuta pode realizar manobras de reexpansão pulmonar e higiene brônquica, drenagem postural e aspiração (caso haja secreção).
Todas as alternativas encontram-se corretas.
A cardiopatia congênita representa um quadro clínico muito complexo, que exige um preparo dos profissionais de saúde durante o pré e pós-operatório, para que o individuo encontre-se em posição de realizar a cirurgia, de modo a evitar possíveis complicações.
Dessa foram, durante o pré-operatório, os especialistas da saúde podem realizar técnicas de desobstrução ou reexpansão pulmonar e fortalecimento abdominal, ao passo que no pós-operatório prima-se pelas técnicas de hiperinsuflação manual, manobras de reexpansão pulmonar, drenagem postural, estímulo da tosse, mobilização da caixa torácica e Aceleração do Fluxo expiratório (AFE), visando a recuperação total.
Resposta:
a.
V – V – V – V. Correto