Respostas
Resposta:
Explicação:
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que eles podem receber. São as principais fontes de energia dos sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação.
O QUE É CARBOIDRATO?
O QUE É?
Os carboidratos são as principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da composição de ácidos nucleicos e da parede celular. Chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio. Podemos classificar os glicídios em três grupos, utilizando como critério seu tamanho e organização, são eles: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são biomoléculas de grande importância biológica e formam a classe de biomoléculas mais abundantes do nosso planeta. Essas moléculas são formadas fundamentalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, daí a denominação de hidratos de carbono. Vale salientar, no entanto, que outros átomos podem estar presentes em suas moléculas, como é o caso do nitrogênio encontrado na quitina, que forma o exoesqueleto de artrópodes.
Função dos carboidratos
Os carboidratos apresentam várias funções, porém a principal função atribuída a essas biomoléculas é a de fornecimento de energia. Vale destacar também que os carboidratos atuam como sinalizadores no organismo, participam da estrutura da parede celular, da estrutura do exoesqueleto de artrópodes e da formação dos ácidos nucleicos.