Respostas
Resposta:
Sim, às vezes formatar o computador será a única solução para se livrar de certos problemas em sua máquina.
Com o passar do tempo, os computadores costumam apresentar certas intermitências, que dificultam as atividades do usuário. É claro que esse não é o único fator que torna o funcionamento dos computadores falho.
As condições de armazenamento, o tempo e a forma de utilização também influenciarão nessa decisão. Por isso, é sempre importante tomar certos cuidados com o seu computador.
Quase sempre, em situações muito críticas, será necessário realizar a formatação do computador. Casos como infestações de vírus, sequestro de dados ou pane geral – a famosa Tela Azul da morte – são alguns exemplos.
Para evitar equívocos, é importante entender os principais fatores que levam os computadores a serem formatados.
Identificando alguns sinais, será mais fácil acionar a sua equipe ou consultoria de TI para solucionar o caso.
Explicação:
Resposta:
Existem dezenas de razões que levam um computador a ser formatado. Entre alguns dos motivos mais comuns estão:
Infestação de vírus ou sequestro de dados;
Venda e/ou doação do computador para terceiros;
Pane geral do sistema operacional;
Lentidão ao utilizar o computador;
Quando a restauração da máquina não foi suficiente para resolver o problema;
Atualizações de sistema malsucedidas;
Troca de hardwares.
Nas empresas, principalmente, o mais indicado é contar com o apoio de sua equipe ou consultoria de TI nesse momento. Eles poderão avaliar se a formatação é realmente a ação mais indicada.
Explicação:Antes de iniciar a operação para formatar um computador, é preciso listar todos os programas necessários. Esse é um passo importante, para que o usuário possa voltar a usar o seu computador como antes.
Algumas aplicações são indispensáveis, independentemente de quem for utilizar a máquina: Pacote Office, navegadores, drivers para impressora ou scanner.
Com base nas atividades para as quais o computador for destinado, outros programas serão necessários.
Um Designer Gráfico com certeza precisará de softwares para edição de imagem e vídeo. Enquanto um profissional financeiro, deverá fazer uso de sistemas de faturamento e bancários.
Nunca esqueça também que os sistemas operacionais são pagos – como o Microsoft Windows, por exemplo. Talvez seja necessário reinserir sua licença, para que ele possa ser ativado. Então, certifique-se que esse número esteja em mãos.
Outro ponto extremamente importante antes da formatação, é realizar um backup completo de seus dados.
Além de garantir a segurança de seus arquivos, caso haja algum contratempo durante a formatação, você poderá utilizar o backup para reiniciar o processo.