Apesar do pioneirismo de Sócrates com relação às questões éticas, foi Aristóteles quem a ensinou de forma sistemática no Liceu (escola de Aristóteles), e seu filho Nicômaco foi quem fez as anotações – o que justifica o fato de a obra que chegou até nós ser denominada “Ética a Nicômaco” (GALLO, 2012, p. 54). Em Aristóteles, a finalidade última do ser humano é o bem (o qual, quando alcançado, culminará numa vida feliz). FARIA, Jonas Silva; AGUIAR, Gilson. Ciências Humanas e Sociais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Sobre a ética a Nicômaco, leia os seguintes textos: Texto 1 De acordo com Aristóteles, todos os homens por natureza procuram a felicidade, ou seja, a eudaimonia em grego. Sendo a felicidade a finalidade última do ser humano, é evidente que alcançá-la é objetivo de todos os homens. A felicidade, para Aristóteles, não consiste nos deleites, honrarias e nos prazeres sensuais, uma vez que, segundo o filósofo, esses prazeres levam à escravidão. A verdadeira felicidade consiste em ter uma vida virtuosa, regrada pelo meio termo, ou seja, ter uma vida mediana, sem excessos e sem falta. o Autor Texto 2 Para Lutero, professor de Ética a Nicômaco (Westhelle, 2008, p.64,63) não era possível aceitar o ideal ético aristotélico de que o justo se torna justo ao praticar atos de justiça. Muito menos aceitar a famosa regra do meio de Aristóteles (Aristoteles, 2004, p.46 48). Essa proposta ética concedia ao ser humano parte importante no processo de sua salvação e favorecia sistemas opressores pela proposta de possível barganha com Deus. o Autor Avalie as afirmações abaixo: I. A proposta de Aristóteles apresenta a ética a partir do ideal de virtude. II. A proposta de Lutero rompe com a ética Aristotélica pois entende que um homem imperfeito não deve ser avaliado por uma ética “ideologicamente perfeita”. III. A regra do meio é um princípio ético que ensina a ser equilibrado em todas as questões. IV. Lutero rompe com a ética Aristotélica porque a salvação depende de obras, e a ética Aristotélica baseia-se em meias obras (regra do meio) É correto o que se afirma apenas em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
I. A proposta de Aristóteles apresenta a ética a partir do ideal de virtude.
II. A proposta de Lutero rompe com a ética Aristotélica pois entende que um homem imperfeito não deve ser avaliado por uma ética “ideologicamente perfeita”.
Para Lutero a salvação não dependia de obras, a não ser se fosse mediante a Cristo pela Fé. A alternativa III não entendi o que seria a regra do meio?
Resposta:
Alternativas corretas são I, II, III
A última opção.
Explicação:
I - Verdadeiro. Aristóteles dizia que através da prática de virtudes alcançamos a felicidade.
II - Verdadeiro. Lutero afirma que só a justiça de Cristo é o verdadeiro árbitro.
III - Verdadeiro. A "regra do meio" é o termo usado para uma vida equilibrada, segundo Aristóteles. A felicidade acontece quando nem falta, nem sobra.
IV - Falso. Para Lutero, a salvação não depende de obras.