(UEM – PR)
“A filosofia de Hegel constitui, assim, exemplo de um grandioso e radical investimento especulativo, qualificado como Ideia de liberdade. Ao mesmo tempo em que tem a pretensão de analisar a liberdade segundo um modo conceitual (lógico-ontológico), quer, também, compreendê-la como uma forma histórica de sua manifestação. Ou, dito de outro modo, sem abandonar o seu caráter autorreferencial (subjetivo), o filósofo pretende efetivá-la na sua necessária forma institucional (objetiva). (...) Se a liberdade subjetiva não alcançar essa dimensão e se circunscrever no âmbito dos interesses e desejos particulares dos indivíduos nas suas relações privadas, o próprio princípio da liberdade se vê ameaçado.”
Com base na citação anterior, dê a soma correta
1)
O livre arbítrio constitui uma ameaça para a realização da liberdade.
2)
A liberdade deve ser pensada em dois planos distintos: o primeiro, autorreferencial ou subjetivo, e o segundo, institucional ou objetivo.
4)
A efetividade do Estado e das instituições sociais constitui um obstáculo para os desejos particulares dos indivíduos.
8)
O exercício da liberdade é característico de um processo historicamente definido.
16)
A liberdade é uma síntese da religião com o autoconhecimento
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Respostas
“A filosofia de Hegel constitui, assim, exemplo de um grandioso e radical investimento especulativo, qualificado como Ideia de liberdade..."
A soma correta é 3 + 8 = 10
2) A liberdade deve ser pensada em dois planos distintos: o primeiro, autorreferencial ou subjetivo, e o segundo, institucional ou objetivo.
8) O exercício da liberdade é característico de um processo historicamente definido.
Para Hegel, a filosofia deve apresentar-se como expressão da realidade, eliminando distinções entre as idéias abstratas e o real concreto. Em seu pensamento dialético, onde o que caracterizaria a realidade é o que se transforma, o conceito de liberdade é, então, uma propriedade daquilo que se reencontra em si mesmo após exteriorizar-se no seu contrário e que se manifestaria historicamente.
É através deste movimento de estar em-si e estar em-outro que dá sentido a afirmação de harmonia entre o indivíduo e a comunidade, uma identificação racional entre os interesses particulares e o interesse geral presentes em um povo.
Bons estudos!