No lançamento vertical ascendente no vácuo o tempo de subida é igual ao tempo de descida. verdadeiro ou falso
Respostas
Resposta:
Falso
Explicação:
1º Lançamento no vácuo do espaço, tenderia ao movimento retilíneo constante por conta da falta de gravidade, até que algo perturbe esse movimento com outra força, Inércia.
2º Devido a inércia, um lançamento vertical no vácuo não tenderia ao retorno, ou seja sem tempo de descida.
Resposta:
Somente se não houver resistência do ar os tempos de subida e descida seriam iguais. Então a resposta é sim pela informação de que o presente lançamento é no vácuo, isto é, ausência de ar.
Explicação:
O lançamento sendo na vertical primeiramente o objeto deve ser lançado do solo com certa velocidade inicial Vi. O sistema estando no vácuo não impede que haja campo gravitacional e com o objeto próximo da superfície da Terra g não recebe influência do movimento da rotação da terra que geraria forças não inerciais centrípeta e uma mais fraca, mensurável força de Coriolis. O lançamento no vácuo é para evitar a resistência do ar e consequentemente uma força de resistência ao movimento nesse caso sua queda seria dada pela função de espaço s(t) = (mg/β)(1 - e(-β/m)t) e determinar o tempo de queda basta isolar o t dessa formula β é a viscosidade do ar.
É importante lembrar que quando estamos resolvendo, por exemplo, um problema de lançamento oblíquo de uma bala de canhão toma-se o tempo de subida e o de descida como iguais quando no vácuo, por que seriam diferentes para o lançamento vertical no vácuo?