Em 2008, a equipe de voleibol masculina do Brasil enfrentou o ano mais difícil da
‘Era Bernardinho’, com a perda da final olímpica em Pequim e as derrotas na Liga Mundial em pleno Rio de Janeiro. Algumas pessoas chegaram a pensar que a ‘Nova Era de Ouro’ pudesse estar chegando ao fim, em função da aposentadoria de importantes jogadores. A resposta foi dada em quadra durante a Liga Mundial de 2009: com uma equipe renovada, o Brasil sagrou-se octacampeão, derrotando a Sérvia na casa do adversário. Graças à qualidade técnica e à experiência dos jogadores, à liderança de Bernardinho, à manutenção de uma base e à constante renovação da equipe, a seleção brasileira consolidou-se como o time mais vencedor da história do voleibol mundial.
Considerando as teorias que compõem o estudo sobre liderança, analise as afirmativas.
I. A Teoria dos Traços diferencia líderes de não-líderes com base nas qualidades que possuem.
II. A Teoria Comportamental indica que a liderança pode ser aprendida por meio de programas de capacitação.
III. A Teoria Contingencial indica que a relação entre liderança está vinculada à existência de estilos adequados a cada situação.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
I, II e III apenas.
Respostas
A teoria da lirerança é dividida em três teorias.
1. Dos Traços: Diferencia líderes de não líderes com base em suas qualidades.
2. Comportamental: Comportamentos específicos que indicam líderes de liderados, indica que a liderança pode ser aprendida por meio de programas de capacitação.
3. Contingencial: Indica que a relação entre liderança e eficácia está vinculada à existência de estilos mais adequados conforme a situação.
Sendo assim, a resposta correta é a letra E.
Resposta:
Resposta Selecionada:
Correta I, II e III apenas.
Resposta Correta:
Correta I, II e III apenas.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta correta. O estudo sobre liderança é composto pelas: Teoria dos Traços que diferencia líderes de não-líderes com base nas qualidades que possuem; Teoria Comportamental a qual indica que a liderança pode ser aprendida por meio de programas de capacitação; Teoria Contingencial a qual indica que a relação entre liderança está vinculada à existência de estilos adequados a cada situação.