• Matéria: Psicologia
  • Autor: Marcelaalmeida315
  • Perguntado 7 anos atrás

Defina normatização, validade e precisão.​

Respostas

respondido por: gpazboniatti
1

Resposta:

Normatização dos testes psicológicos

A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143). Os escores brutos de um teste devem ser convertidos em medidas relativas, com dois objetivos: indicar a posição relativa do indivíduo na amostra normativa, avaliando seu desempenho em relação a outras pessoas, e oferecer medidas comparáveis que permitam comparação direta do desempenho do indivíduo em testes diferentes (PASQUALI, 2001; ANASTASI; URBINA, 2000). Para as autoras, a normatização é uma das etapas da padronização.

Validade

A validade é considerada um dos mais relevantes aspectos a ser levado em conta para a construção dos testes psicológicos e, segundo Anastasi e Urbina (2000, p. 107), "refere-se àquilo que um teste mede e a quão bem ele faz isso". Fachel e Camey (2000) complementam dizendo que um teste é válido quando mede o que o pesquisador deseja e pensa que está medindo. Assim, pode-se entender que a validade está relacionada ao que o teste mede e através de que conceito faz isso.

Precisão (fidedignidade)

Anastasi e Urbina (2000, p. 84) conceituam a precisão como "consistência dos escores obtidos pelas mesmas pessoas quando elas são examinadas com o mesmo teste em diferentes ocasiões, ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes, ou sob outras condições variáveis do exame". Como afirmam Fachel e Camey (2000, p. 160), a precisão está relacionada ao problema de estabilidade no tempo e ao problema de consistência interna do instrumento. Elas também consideram que "uma escala ou teste é fidedigno se repetidas mensurações são obtidas em condições constantes e dão o mesmo resultado, supondo nenhuma mudança nas características básicas, isto é, na atitude sendo medida".

Explicação:

Perguntas similares