Respostas
Resposta:
O glifosato, também conhecido quimicamente como N- (fosfonometil) glicina é um pesticida / herbicida sistêmico de largo espectro e desidratante de culturas, principalmente utilizado na cultura da soja este produto pertence à família de compostos organofosforados (estes compostos inibem a enzima colinesterase, responsável pela quebra das moléculas de acetilcolina na fenda sináptica, pela ligação dos radicais fosfatos a essa enzima. Isso gera superestimulação colinérgica, causando efeitos tóxicos para o sistema nervoso autônomo, sistema nervoso central e junção neuromuscular. Eles são bem absorvidos pela pele, trato respiratório e digestivo)
O glifosato foi desenvolvido no ano de 1970, quando foi descoberto pela Monsanto e colocado no mercado em 1974 com o nome comercial Roundup. Ele muito utilizado nas lavouras para matar as ervas daninhas que comprometem as colheitas. As culturas que são pulverizadas incluem açúcar, milho, soja e trigo, entre outras.
Com base em comentários, poluições causadas pelo uso do glifosato aparece na forma de doenças causadas e podem ser:
O glifosato é o agente causador de câncer em fazendeiros, trabalhadores rurais, aplicadores do pesticida e outras pessoas expostas a ele com frequência. Há preocupação especial com relação aos seguintes tipos de câncer: Linfoma Não Hodgkin, câncer de osso, câncer do cólon, câncer de rim, câncer de fígado, melanoma, câncer do pâncreas, câncer de tiroide.
Poderia complementar que em forma de poluição o seguinte: muito embora o glifosato seja o mais consumido no país, em torno de mais de 8 milhões de toneladas deste produto foram despejados nas terras brasileiras de acordo com os relatos ocorridos entre os anos de 2010 e 2014.
Espero ter ajudado na sua resposta.
Explicação: