. (Univali-SC) A hemofilia é uma anomalia grave freqüente em homens. É caracterizada pela dificuldade de coagulação do sangue. Por isso, portadores da doença são submetidos a periódicas transfusões sangüíneas, aumentando os riscos de contaminação pelo HIV. Com base nos conhecimentos de genética é possível afirmar que:
a) A hemofilia é uma síndrome de caráter hereditário, influenciada pelo sexo e ligada ao cromossomo Y.
b) A hemofilia é uma doença de caráter hereditário, ligada ao sexo no cromossomo X.
c) Um casal normal, cuja mulher é portadora da hemofilia, tem 75% de probabilidade de ter um filho hemofílico.
d) Uma mulher nunca nascerá hemofílica, pois a hemofilia é condicionada por um gene dominante.
e) A hemofilia resulta da manifestação de um gene autossômico.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Alternativa A - Errada : A Hemofilia é doença que está ligado ao cromossomo X.
Alternativa B - Certa : A Hemofilia, de fato, está relacionada ao cromossomo X, o qual é responsável pela determinação do sexo de um indivíduo.
Alternativa C - Errada : A doença em si não é hereditária, mas o alelo X, presente em um indivíduo do sexo masculino, acaba manisfestando a doença. Portanto, considera-la hereditária seria se todos os filhos tivessem a doença por conta dos seus pais, que também a teriam.
Alternativa D - Errada : A Hemofilia não é um gene dominante. A mulher não nascerá com essa doença pelo fato de essa possuir dois cromossomos X, inibindo o alelo x com o gene da Hemofilia.
Alternativa E - Errada : A hemofilia resulta de uma manifestação de um cromossomo sexual. o termo gene autossômico significa dizer que esse provém de um cromossomo não ligado ao sexo. No caso dessa doença, é sim relacionado aos cromossomos sexuais (X e Y).