Respostas
Francês:O absolutismo na França tinha como frase de apoio "O estado sou eu". Começou a se formar após a guerra dos cem anos. O primeiro monarca foi Luis XI, que usou seus poderes de forma ilimitada.
Inglês:Absolutismo na Inglaterra tambem ocorreu após a guerra dos cem anos. A luta pelo poder era constante criando assim algumas dinastias.
Na dinastia Tudor, com Elisabeth I, o mercantilismo teve seu começo e a colonização da America do norte começou.
Resposta:
Uma monarquia absolutista é quando todos os poderes estão nas mãos do Rei(Não limitado por Nobres ou pelo Parlamento).
O Absolutismo na França surgiu ao fim da Guerra dos cem anos e o mais conhecido Rei absolutista da França foi Luís XIV que ignorou amplamente as instituições representativas e excluiu muitos Nobres importantes dos assuntos públicos. De seu palácio em Versalhes(que mandou construir) ele consegui pacificar a aristocracia e eliminou todos os vestígios de feudalismo remanescentes na França consolidando um sistema absolutista que duraria até a Revolução Francesa(1789), também foi autor da famosa frase: ''O Estado sou eu''.
O absolutismo na Inglaterra teve inicio após o fim da Guerra das Rosas(1455-1485), e um famoso Rei absolutista da Inglaterra foi Carlos I que acreditava, como seu pai, Jaime I, que tinha o direito divino de governar e que um Rei era, em essência, o representante de Deus na Terra. Isso, somado ao seu apoio ao catolicismo, o colocou em conflito com o Parlamento e com os ministros, fazendo irromper na Inglaterra uma Guerra Civil em 1642, foi executado em 1649, o que resultou no estabelecimento de uma República comandada por Oliver Crownwell.
Após a morte de Crownwell, o filho de Carlos I subiu ao trono sendo coroado como Carlos II em 1660. Os conflitos voltaram a ocorrer durante o reinado católico de Jaime II(1685-1688) que, durante a Revolução Gloriosa, de 1688, foi deposto pelos parlamentaristas em favor de sua filha e de seu genro, Maria II e Guilherme III, ambos Protestantes.
E em 1689 foi elaborada a Bill of Rights(Declaração dos Direitos) que limitava o poder do Rei e instaurava na Inglaterra a Monarquia Parlamentarista.