• Matéria: Pedagogia
  • Autor: michelecena
  • Perguntado 7 anos atrás

Durante as brincadeiras de faz de conta, as crianças interagem e possibilitam que o professor observe:

I. Os elementos culturais que fazem parte do convívio da criança.

II. As negociações e os conflitos existentes na elaboração das regras sociais pela criança.

III. As possibilidades de representação do real.

IV. Se as crianças, ao brincarem, conseguem representar um objeto por outro atribuindo-lhe um significado diferente do original.

V. Se a criança elabora mentalmente a imagem de um objeto ou pessoa ausente.

Estão corretas

Alternativas:

a)

I, II, III, IV, V.
b)

Apenas as alternativas I, II, III.
c)

Apenas as alternativas I, IV, V.
Alternativa assinalada
d)

Apenas as alternativas II, IV, V.
e)

Apenas as alternativas III, IV, V.

2)

Com relação ao brincar, podemos afirmar que:

I. A brincadeira favorece a autoestima da criança.

II. A brincadeira possibilita a capacidade de criar da criança.

III. Por meio das brincadeiras, podemos observar o desenvolvimento das crianças, mas não podemos fazer inferências sobre a aprendizagem.

IV. O professor deve proporcionar atividades e espaços em que as brincadeiras ocorram de forma variada.

V. A brincadeira é um momento que não deve estar previsto no contexto escolar.

Estão corretas:

Alternativas:

a)

I, II, IV.
Alternativa assinalada
b)

I, II, III.
c)

I, IV, V.
d)

II, III, IV.
e)

III, V.

3)

Para Piaget, o jogo no período sensório-motor possibilita à criança:

I. Conquistar a capacidade de criar e do raciocínio lógico formal.

II. Formar os primeiros hábitos.

III. Aprender a regularidade dos objetos e situações.

IV. Simbolização em seu mais alto nível de abstração.

V. Manifestar seus desejos mediante ações repetitivas.

Estão corretas:

Alternativas:

a)

II, III, V.
Alternativa assinalada
b)

I, II, V.
c)

I, III, IV.
d)

I, IV, V.
e)

II, III, IV.

4)

Segundo Kishimoto (2008), o jogo educativo está relacionado a duas funções, a lúdica e a educacional. De acordo com esta afirmação analise as alternativas;


I – A função lúdica está baseada na ideia de prazer e liga-se indiretamente à função educativa;


II – A função lúdica sempre ocorrerá de modo isolado a função educativa;


III – O objetivo do jogo educativo é proporcionar as mesmo tempo as funções lúdica e educativa do brincar;


IV - A função educativa está baseada apenas na ideia de desenvolvimento do raciocínio lógico;


V- A função educativa, dentre outros deve promover o desenvolvimento de conhecimentos específicos.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Somente as alternativas I, III, V.
Alternativa assinalada
b)

Somente as alternativas I, II, IV.
c)

Somente as alternativas I, III.
d)

Somente as alternativas III, IV, V.
e)

Somente as alternativas IV, V.

5)

Brincar caracteriza-se enquanto uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança, nesta perspectiva a brinquedoteca possibilita:

I - A participação da criança na elaboração das regras da brinquedoteca;

II - Um espaço lúdico com vários materiais que permitem a criatividade e a imaginação;

III - O individualismo, visto que é a criança que escolhe o brinquedo que deseja brincar;


IV- Observar os interesses da criança com relação aos brinquedos;

V - Que se desenvolva o sentimento de autonomia.

Assinale a alterativa correta

Alternativas:

a)

Somente as alternativas II, IV, V.
Alternativa assinalada
b)

Somente as alternativas I, II, III, IV.
c)

Somente as alternativas I, II, IV, V.
d)

Somente as alternativas I, III, IV.
e)

Somente as alternativas I, III, IV, V.

Respostas

respondido por: annearaujo25
9

Resposta:

a)  I, II, III, IV, V.

Explicação:

Perguntas similares