Podemos afirmar que os estudos iniciais que procuravam compreender a formação social brasileira sofreram uma influência direta e decisiva: Escolha uma: a. Do pensamento positivista e, portanto, da perspectiva evolucionista social e cultural, daí a presença das teorias racistas. b. Do pensamento funcionalista, daí a forte presença das teorias que buscavam encontrar os lugares sociais dos diferentes componentes do que chamamos de “povo brasileiro”. c. Do pensamento liberal e da antropologia cultural estadunidense, visto que os EUA determinavam largamente nossa organização política, econômica e social. d. Do pensamento estruturalista e da antropologia francesa, visto que Claude Lévi-Strauss veio ao Brasil e fundou aqui uma escola antropológica específica.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D está correta.
Entre a década de 20 e 30 a partir da busca por compreensão do sistema social Brasileiro, surgiu o estudo da sociologia, buscando entender aspectos como a abolição da escravatura, índios e negros.
Os pioneiros foram Gilberto Freyre, com Casa grande & Senzala, Sérgio Buarque de Holanda com Raízes do Brasil, entre outros que se destacaram como os principais autores da época.
Por fim, podemos notar que o início do estudo da sociologia estava atrelado com as temáticas dos trabalhadores, por conta do sistema econômico que o Brasil passava.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás