Respostas
Resposta:
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2013): “A bioeconomia surge como resultado de uma revolução de inovações na área das ciências biológicas. Está relacionada à invenção, desenvolvimento e uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária”.
Portanto, a bioeconomia envolve um espectro de tecnologias de pesquisas que podem ser aplicadas em vários setores de forma sustentável e inovadora abrindo novas oportunidades de mercado.
Dessa forma, trata-se de uma atividade econômica baseada no desenvolvimento e utilização de novos produtos e processos biológicos nas áreas: agrícola, pecuária, saúde humana, biotecnologia industrial, tecnologias de informação, nanotecnologia, biociências, robóticas e materiais, com o objetivo de gerar conhecimento e novas tecnologias que sejam utilizadas por empresas e pela sociedade.
Bioeconomia para o Sebrae
Bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis que visam inovar processos e/ou produtos em cadeias produtivas, gerando oportunidades de mercado para os pequenos negócios.
Considerando a estratégia de atuação do Sebrae, a bioeconomia se estabelece como um macrossegmento transversal que pode proporcionar valor em cadeias produtivas, contribuindo para o desenvolvimento de bionegócios e oportunidades de mercado para os pequenos negócios, com destaque para as cadeias produtivas de alimentos e bebidas; energia; higiene e cosméticos; casa e construção; e moda.