• Matéria: Português
  • Autor: nayrabeatriz345
  • Perguntado 7 anos atrás

Análise da música "Cálice", escrita por Chico Buarque (Milton Nascimento e Gilberto Gil).


obs.: preciso de um resumo sobre essa música.



desde já, agradeço! ​

Respostas

respondido por: JayKim
27

A música Cálice, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973, só foi publicada em 1978, pelo conteúdo na letra, que fazem denúncias e críticas sociais. A música, foi censurada pela ditadura, só sendo liberada cinco anos após. A música Cálice se tornou uma das mais famosas em resistência ao regime militar. Ela se trata de uma canção de protesto, que ilustra através de metáforas, a repressão e a violência do governo autoritário. Já no refrão, a música começa com uma referência a uma passagem bíblica, em Marcos 14:36. "Pai, se queres, afasta de mim esse cálice." Usada como uma forma de pedir para alguém ou algo se afastar e permanecer longe de nós. A frase ganha um significado ainda mais forte, quando reparamos na sonoridade entre a palavra "cálice" e "cale-se". Como se o eu lírico pedisse o fim da censura, a mordaça que os silencia.

respondido por: yuri14rodrigues
0

Dentro da música "Cálice" do autor Chico Buarque e cantada por Milton Nascimento e Gilberto Gil indica para os ouvintes que algumas críticas sobre o regime militar e a perseguição feita no período da ditadura militar deveriam ser cessados.

O resumo da música

Ao ser também interpretada como "cale-se", temos que o autor preferiu brincar com um tipo de relação entre os fonemas com a palavra "cálice".

Esta canção também é um tipo de protesto, pois o governo militar naquele período dos anos de 1970 era altamente rígido e agressivo sobretudo com os artistas.

Veja mais sobre análises de músicas em

https://brainly.com.br/tarefa/45707030

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares