URGENTE
Preciso fazer um questionário para entrevistar um profissional na área de administração, perguntas relacionadas a dificuldades na área, preciso identificar um problema para ser resolvido atrás das perguntas.... Preciso de ajuda para elaborar o questionário
Respostas
Resposta:
Tire base nessa entrevista ( não consegui colocar os dados iniciais ) da uma olhada lá no site se precisar de outros dados
Explicação:
Entrevista
(1) O curso de Administração hoje está presente em muitas instituições de ensino, como você avalia a qualidade desses novos profissionais? Como você vê o pensamento da sociedade em relação aos novos administradores?
R - O administrador pode ser considerado um "coringa", haja vista que o bacharel de administração possui uma visão ampla de todas as áreas de uma empresa, podendo se adaptar nas diferentes vertentes da profissão, mediante uma especialização.
A grande procura por cursos superiores, devido ao gargalho ocorrido no passado recente, quando aqui em Salvador havia somente três instituições de ensino superior, forçou que houvesse uma expansão das IES e com elas, pelo curso de administração, muito procurado.
Após uma avalanche de inauguração de faculdades, e com a própria regulagem do mercado, estamos no momento de fusão, de concentração, onde as mais organizadas são as que vão sobreviver. (..)
(2) Qual o perfil do administrador na era da globalização? Quais as habilidades exigidas por essa nova era?
R – Estamos em um mundo em plena transformação, as sociedades passam por profundas mudanças. Os efeitos da globalização, a diversidade, a competitividade exige desafio na gestão dos negócios.
O profissional administrador, independente da área que atua, precisa estar se atualizando constantemente, precisa acompanhar a evolução do mercado, para conseguir respostas rápidas e para tomar a decisão correta no momento certo. Em termos de habilidade, na minha concepção é preciso ter ação, ser proativo, ter domínio da língua inglesa e é determinante ter um Plano de Carreira e correr atrás deste objetivo, com muita garra e sensibilidade.
(3) Qual é ou qual deveria ser o papel do estado nos dias atuais enquanto grande administrador da grande empresa Brasil?
R – A empresa "Brasil" está dividida em 27 departamentos (estados) e em cerca de 5.600 subdivisões administrativas (municípios), todos com poder de atuar de forma a atender as necessidades básicas da população de transeuntes desta. A grande dificuldade desta empresa está em ajustar as engrenagens para fazer a máquina rodar.
(4) O que você pensa da atual administração do presidente Lula? E como vê os incentivos fiscais para a sociedade e as organizações?
R – A administração federal nos últimos 25 anos, período pós ditadura, passou por diversas transformações, por experiências que deixaram marcas, como os Planos Econômicos, o Impeachment, as idéias Neoliberais, onde o Estado deixa o mercado atuar, encontrar o próprio equilíbrio. O governo do presidente Lula tem dois pontos que são básicos, e o diferencia dos demais: Primeiro foi a expansão da Política Comercial do Brasil, aumentando o comércio internacional dos produtos brasileiros, gerando divisas para o país, saindo do capital especulativo; O segundo ponto foi agir internamente na Política Social, com a divisão de renda para a população de baixo poder aquisitivo, dando oportunidade a esta faixa de consumir produtos que antes não tinham acesso, gerando mais produção e com isto mais emprego e mais renda.
Como foi explicado anteriormente, o governo percebeu que a iniciativa privada não estava investindo, a economia estava estagnada, sem conseguir fazer a máquina rodar. Lançou o "Programa de Aceleração do Crescimento - PAC", intervindo neste mercado de forma a criar infra-estrutura para que as empresas também pudessem investir na produtividade. Com a última crise mundial, o governo federal agiu de forma a regular o consumo interno, aumentando o crédito e diminuindo os impostos, utilizando da Política Fiscal, dando incentivos aos setores de maior peso na economia brasileira, como a indústria automobilística, a construção civil, diminuindo assim o impacto da crise externa.
(5) Que importância as empresas baianas atribuem à responsabilidade ambiental?
R – A questão ambiental ainda está muito imprevidente, pois o próprio país, que apesar de possuir Leis para regulamentar o assunto, não possui meios de fiscalizar de forma mais agressiva, inibindo ações que possam prejudicar o Meio Ambiente. Assim as empresas, que apesar de terem consciência do problema, ainda não investem como deveriam para amenizar a questão.
(6) As decisões financeiras dos administradores diferem dos profissionais de outras áreas em termos de objetivo, planejamento e acompanhamento?
R – Esta pergunta, no meu ponto de vista, está equivocada. Quem deve tomar decisões financeiras são os administradores mesmos, principalmente em relação aos termos citados. Quanto se as decisões diferem, não há como prever, assim como não sabemos o grau de preparação dessas pessoas.
da 6 em diante tem no site administradores não consegui colocar inteira da uma procurada lá