Respostas
Diferentemente do imaginado, a Mesopotâmia não é um país, mas uma região rica em recursos naturais e que na Antiguidade compreendia vários povos, como os Assírios (ao norte), Babilônios (ao “centro”) e Sumérios (ao sul).
A Mesopotâmia atualmente se estende pelos estados modernos da Turquia, Síria, do Iraque, Kuwait e Irã.
Mesopotâmia, que significa algo como “entre rios”, é o nome dado à região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, e propiciou a chegada e permanência de povos devido à fertilidade do solo. Ainda hoje, por suas amplas planícies, é uma região de fácil chegada e saída, o que favoreceu diversas invasões ao longo da história na busca pela fertilidade do solo.
A Mesopotâmia constitui um dos berços da humanidade e as suas sociedades por vezes são conhecidas como sociedades ou civilizações hidráulicas devido ao fato de terem criado e perfeiçoado sistemas para controlar as violentas enchentes que ainda hoje ocorrem na região.
A palavra mesopotâmia significa "entre dois rios" e se refere às cidades-estado, impérios e civilizações surgidas entre os rios Tigre e Eufrates.
A civilização mesopotâmica é chamada de "berço da Humanidade", pois ali viveram povos que deixaram para a humanidade legados como a divisão do calendário em 360 dias, a escrita, os cálculos astronômicos, entre outras invenções