Respostas
COMO MOISÉS DEMONSTROU FÉ?
A vida de Moisés girava em torno das promessas de Deus. (Gênesis 22:15-18) Ele poderia ter levado uma vida confortável em meio aos luxos do Egito, mas preferiu “ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo”. (Hebreus 11:25, Nova Versão Internacional) Será que ele tomou essa decisão por impulso e se arrependeu mais tarde? Não, pois a Bíblia diz que Moisés “permanecia constante como que vendo Aquele que é invisível”. (Hebreus 11:27) Moisés nunca se arrependeu de suas escolhas motivadas pela fé.
Moisés procurou fortalecer a fé de outros. Veja, por exemplo, o que aconteceu quando os israelitas pensaram estar encurralados entre o exército de Faraó e o mar Vermelho. Eles ficaram aterrorizados porque o desastre parecia inevitável e clamaram a Jeová e a Moisés pedindo ajuda. Como Moisés reagiu?
Moisés talvez nem imaginasse que Deus estava prestes a abrir o mar Vermelho para que os israelitas escapassem. Mas ele confiava que Deus faria alguma coisa para proteger Seu povo. E queria que os israelitas tivessem essa mesma convicção. Moisés disse ao povo: “Não tenhais medo. Mantende-vos firmes e vede a salvação da parte de Jeová, que ele realizará hoje para vós.” (Êxodo 14:13) Será que Moisés conseguiu fortalecer a fé dos israelitas? Com certeza, pois a Bíblia diz: “Pela fé passaram através do Mar Vermelho como em terra seca.” (Hebreus 11:29) A fé
O QUE APRENDEMOS DE SEU EXEMPLO?
Podemos imitar Moisés por fazer com que nossa vida gire em torno das promessas de Deus. Por exemplo, Deus promete suprir nossas necessidades materiais se dermos prioridade à sua adoração. (Mateus 6:33) É verdade que talvez seja difícil resistir à atual tendência de dar muita ênfase aos bens materiais. Mas podemos ter certeza de que, se nos esforçarmos para manter nossa vida simples e concentrada em nossa adoração, Jeová nos dará o necessário. Ele nos garante: “De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei.” — Hebreus 13:5.
Nós também procuramos ajudar outros a ter mais fé. Por exemplo, pais sensatos reconhecem a excelente oportunidade que têm de ajudar seus filhos a desenvolver fé. Desde pequenos, os filhos precisam aprender que Deus existe e que nos deu padrões do que é certo e errado. Além disso, precisam estar convencidos de que seguir esses padrões é realmente o melhor modo de vida. (Isaías 48:17, 18) O maior presente que os pais podem dar aos filhos é ajudá-los a ter fé de que Deus ‘existe e recompensa os que procuram conhecê-lo melhor’. — Hebreus 11:6, Bíblia na Linguagem de Hoje.